11 de setembro completa 19 anos e Trump e Biden prestam homenagens

Mesmo se passando 19 anos, o atentando terrorista do dia 11 de setembro de 2001 as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Tread Center nos Estados Unidos, ainda choca o mundo. E a imagem de destruição ainda fica marcada em nossas mentes, principalmente dos cidadãos americanos.

Na ocasião, terroristas da Al-Qaeda lançaram dois aviões contras os dois edifícios em Nova York, causando a morte de quase 3 mil vítimas no atentado e mais de 6 mil ficaram feridas com o desabamento. No mesmo dia do ocorrido, outro avião foi lançando no prédio do Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. Causando a morte de 184 pessoas, entre as vítimas estavam funcionários do governo americano e passageiros do avião American Airlines. E uma quarta aeronave foi sequestrada, caindo na Pensilvânia e deixando 44 mortos.

Além de deixar o mundo inteiro apreensivo com o que estava acontecendo naquele dia terrível, deu origem às guerras dos Estados Unidos contra o Afeganistão e ao Iraque.

Para que a data não passasse despercebida, como forma de homenagem, o presidente americano Donald Trump discursou em uma cerimônia realizada no período da manhã no Memorial Nacional do Voo 93 em Shanksville, na Pensilvânia, afirmou uma autoridade da Casa Branca. Durante o evento, foi lembrado os  passageiros e tripulantes que estavam abordo e que morreram tragicamente quando a aeronave caiu em um campo após os passageiros lutarem contra os sequestradores. Infelizmente, houve o fechamento ao público durante o discurso, para evitar o contágio do coronavírus, segundo informações do Serviço Nacional dos Parques.

Um pouco depois o rival democrata Joe Biden e a sua esposa Jill, visitam o campo da Pensilvânia para prestar as suas homenagens as vítimas.

O dia 11 de setembro ficou marcado como sendo o pior ataque terrorista já registrado na história e que nunca mais deverá ser esquecido.

Luana Santos com Diário da Paraíba