Delegacia da Mulher vai às ruas em ação preventiva contra a violência doméstica na Paraíba

Quem disse é preciso deixar acontecer para correr atrás do prejuízo? Melhor é ganhar as ruas, conversar, explicar, conscientizar! Essa tem sido a rotina da Coordenação das Delegacias da Mulher na Paraíba.

A Coordeam, em trabalho integrado com a recém-criada Patrulha Maria da Penha, percorreu diversos bairros de João Pessoa na noite desta sexta-feira (13) distribuindo panfletos e conscientizando a população sobre a violência contra a mulher.

Sob a coordenação da delegada Maísa Félix, as equipes iniciaram os trabalhos no final da tarde no Terminal de Integração da rodoviária de João Pessoa e entraram pela noite nos bares, restaurantes e praças dos bairros da Zona Sul da Capital.

“Esse é um trabalho constante e importantíssimo que já vinha sendo realizado pela Coordeam em trabalho integrado das Polícias Civil e Militar com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, contando agora com o reforço é a parceria da Patrulha Maria da Penha. A receptividade das pessoas, sobretudo as famílias, ao nosso trabalho é impressionante”, destacou a delegada Maísa Félix.

Participaram da panfletagem realizada ontem na integração e no bairro dos Bancários equipes das Deam’s Norte e Sul e delegacias da região metropolitana, além de servidores da área administrativa da Coordeam.

Rede de atendimento integrada, Patrulha Maria da Penha e Disque-denúncia

A Polícia Civil da Paraíba não trabalha sozinha no atendimento à mulher vítima de violência.

Segundo a delegada Maísa Félix, existe toda uma rede de atendimento que envolve os órgãos operativos da Secretaria de Segurança, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de outras secretarias estaduais, como a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano e instituições parceiras públicas e privadas.

Outro serviço importante é a Patrulha Maria da Penha, uma nova ferramenta criada no atual Governo para dar mais eficiência ao atendimento à mulher vítima de violência. Com equipe multidisciplinar e um ônibus equipado especialmente para essa finalidade, a Patrulha se une ao trabalho integrado desenvolvido pela Coordeam.

Além disso, a vítima tem assistência psicológica na própria Delegacia da Mulher, as medidas protetivas, o SOS Mulher, a Casa Abrigo e os telefones para denúncia de violência contra a mulher. Qualquer cidadão pode fazer denúncias através dos números 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar) e 180 (Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal). As ligações são gratuitas e a identidade do denunciante permanece em absoluto sigilo.

A Polícia Civil da Paraíba possui estrutura de atendimento nas Delegacias da Mulher espalhadas em todas as regiões do Estado. São 14 Delegacias da Mulher nas cidades de João Pessoa (Deam Norte e Deam Sul), Bayeux, Mamanguape, Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, Picuí, Monteiro, Queimadas, Patos, Cajazeiras, Sousa, Cabedelo e um núcleo em Esperança.

Assessoria de Comunicação PC