João Azevêdo cobra soluções para abastecimento de água na PB em encontro com ministro

O governador João Azevêdo esteve com o ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, em audiência nesta quarta-feira (18). Ele tratou do abastecimento dos municípios paraibanos pela Transposição do Rio São Francisco, com foco no problema do bombeamento pelo Eixo Leste, que chega até Monteiro.

A bancada paraibana e o governador pediram o retorno do convênio dos carros-pipa para algumas regiões do Estado que ainda dependem deste modo de abastecimento; a liberação de recursos para a conclusão da Barragem de Retiro, que está com um cronograma de execução; e a liberação de recursos da Caixa Econômica Federal, ordem de R$ 20 milhões, para um suporte financeiro à obra do canal Acauã-Araçagi.

Também entrou na pauta da audiência com o ministro a construção de sistemas de abastecimento d’água das comunidades que estão numa área delimitada de até 5 km do eixo da Transposição, obra delegada pelo antigo Ministério da Integração Nacional para o Estado da Paraíba.

O governo estadual está executando os trabalhos em atendimento a uma condicionante do licenciamento ambiental do PISF – Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional.

O governador esteve acompanhado do senador Veneziano Vital do Rêgo e dos deputados Wilson Santiago, Efraim Filho.