Durante a solenidade, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, o prefeito disse que o aplicativo vai ajudar a Prefeitura gerenciar a rotina dos serviços no dia a dia de uma maneira mais eficiente em todas as áreas. O gestor ressaltou a participação da população nesse processo, que terá os serviços prestados de maneira mais ágil e satisfatória, sem a necessidade de filas e outras burocracias.
“Uma gestão que tem compromisso com os fatores emergenciais, a rotina do dia a dia, mas, principalmente, pensando no futuro, que não poderia ser diferente se não fosse melhorando a qualidade dos serviços públicos. O nosso avanço é para que esse serviço tenha transparência e compromisso com a população”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado do vice, Leo Bezerra, e vários secretários municipais.
O aplicativo está disponível nos sistemas operacionais Android e IOS, além de ficar disponível, também, no site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada. Para acessar, depois de baixar, é só preencher o número do CPF e a data de nascimento. Todos os serviços possuem campos onde o cidadão pode preencher com o tipo de solicitação desejada, que também pode ser acrescida de fotos ou vídeos.
O secretário de Administração Municipal, Valdo Alves, disse que a Prefeitura de João Pessoa está entre as mais tecnológicas do País, com investimento em equipamentos nas áreas de Saúde, Educação e na informatização da gestão. O aplicativo está associado a um planejamento de eliminar o papel, que já rendeu economia de R$ 16 milhões anuais. Agora, é o cidadão que terá redução de despesas.
“O cidadão, ao solicitar um serviço, ele recebe um protocolo de imediato. A cada passo dado dentro dos setores da Prefeitura, ele já será informado por meio de mensagens de como está o andamento do processo. O nosso primeiro projeto digital, o sistema de tramitação de documentos, eliminarmos compra de papel, de aluguel de motos, combustível. Hoje, temos uma economia que não é mensurável, porque ela é para o bolso do cidadão, que não vai precisar se desligar, gastar com passagem, gasolina, imprimindo documentos”, explicou.
O ‘João Pessoa na Palma da Mão’ já está em uso e com os serviços de manutenção liderando entre as principais solicitações da população da Capital. O secretário da Infraestrutura, Rubens Falcão, disse que esse modelo de relacionamento com as pessoas otimiza o serviço e diminui o tempo de execução das demandas.
“Através do aplicativo o cidadão pode acompanhar sua demanda, fazer críticas e sugestões. É muito mais ágil, além de eliminar o papel. Uma solicitação feita cai direto na diretoria competente para aquela atividade. Um problema de alagamento, por exemplo, e todos os outros serviços, da Seinfra e da Prefeitura”, explicou o secretário.
Secom-JP