Aos 35 anos, Izabel é natural de Patos e está na Rede Paraíba desde 2019, quando foi contratada como setorista do Campinense na Rádio CBN. Em seguida, passou a integrar a equipe do ge Paraíba. Com a unificação do Núcleo de Esportes, ela passou a exercer também a função de repórter nas TVs Cabo Branco e Paraíba, além de participar com frequência das transmissões do Jornal da Paraíba.
Chegar à narração era um sonho que se realiza agora.
— Virar narradora é me desafiar, assim como vem sendo desde que eu comecei no mundo do jornalismo esportivo. Cada espaço e cada conquista têm sempre um sabor diferente, então chegar a essa estreia é mais uma meta que eu vou marcando na minha listinha de sonhos — disse Izabel.
Com 12 anos de carreira no jornalismo esportivo, Izabel Rodrigues sabe que está quebrando barreiras. E que vai servir de espelho para outras mulheres que queiram seguir a carreira de narradora.
— Eu acompanho as mulheres que narram, eu me inspiro e vejo como os desafios são sempre maiores para elas. Quebrar o preconceito, a desconfiança, absorver críticas, são coisas que sei que sempre serão necessárias nessa caminhada. Mas estou pronta, e espero que assim como eu me inspiro em muitas, eu também possa inspirar futuramente.
Para assumir o desafio de virar narradora, o caminho natural foi o do treinamento. A Rede Paraíba ofereceu cursos e todo o know-how da equipe que transmite os principais eventos do futebol local há quatro anos. Após ser aprovada pela coordenação de esportes, chegou o momento de Izabel Rodrigues finalmente estrear.
— Eu venho querendo entrar no mundo da narração há uns três anos, mas sentia que não poderia ser de qualquer jeito. Eu precisava de tempo para me preparar, para estudar, para ficar pronta. Quando meu chefe fez o desafio, sabia que era porque tinha que ser. A hora é agora!
A transmissão começa às 8h30, com a partida entre Cruzeiro do Jeremias e Raposinha do Mutirão. A preliminar terá narração de Edson Maia, com comentários de Leonardo Alves e reportagens de Marcos Siqueira. Em seguida, Izabel Rodrigues assume o comando da jornada para São Domingos x Estrela de Santa Rosa, ao lado de Apolo Ricarte, nos comentários, e de Pedro Pereira, nas reportagens.
Mais novidades na narração feminina
Izabel Rodrigues não será a única narradora da equipe da Rede Paraíba. Isso porque Juliana Bandeira também passou pelo mesmo treinamento e também vai estrear em breve, ainda em 2023.
— Elas fazem parte de um projeto para deixar a equipe de transmissão ainda mais eclética, com mais espaço para as mulheres. Izabel e Juliana sabem dessa responsabilidade e da missão de inspirar novas meninas em buscarem o jornalismo esportivo. Elas estão prontas e certamente vão inaugurar essa nova era na narração paraibana — disse Expedito Madruga, coordenador de esportes da Rede Paraíba.
A editora de qualidade da Rede Paraíba, Edilane Araújo, acompanhou a preparação de Izabel e Juliana ao longo de 2023. E crava que ambas estão preparadas. Para Edilane, a narração deste domingo vai surpreender muita gente com o nível da profissional.
— É muito bom ver a mulherada ocupando cada vez mais espaços no futebol. Fico feliz por poder acompanhar de perto esse processo na Rede Paraíba. Izabel é muito dedicada, raçuda. Já disse a que veio desde o primeiro piloto. Tenho certeza que fará uma bela estreia no próximo domingo.
Além de Izabel Rodrigues e Juliana Bandeira, a equipe de esportes ainda conta com a comentarista Dani Fechine e a repórter Beatriz Freire nas transmissões da Rede Paraíba.
GE/PB