O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, afirma que a parceria com as Secretarias da Cultura e Educação é mais uma ação inovadora do Governo do Estado, neste caso envolvendo três Secretarias. “Uma iniciativa que abre oportunidades para filhos de reeducandos aaprenderem música e, quem sabe, abraçarem esta arte profissionalmente”.
O Prima possui 17 polos de ensino de música em 14 municípios da Paraíba: Cajazeiras, Sousa, Pombal, Catolé do Rocha, Patos, Itaporanga, Monteiro, Picuí, Bananeiras, Sapé, Pedras e Fogo, Santa Rita, Campina Grande e João Pessoa.
Na primeira etapa, serão disponibilizadas 230 vagas para os filhos de reeducandos. Cada polo do Prima tem uma característica instrumental e será oferecida a vaga para o instrumento disponível no Polo de opção do aluno. Para isso, devem ser matriculados no Programa para assistirem às aulas. No período de 1 a 10 de cada mês, os pais ou responsáveis devem matricular os filhos.
Podem participar, crianças e adolescentes com idades entre sete e 18 anos. O instrumento ficará com o aluno enquanto ele estiver estudando música. Os concertos são realizados nos dias de visita. No sábado, dia 30 de setembro, ocorreu a primeira apresentação, no presídio Sílvio Porto, na Capital.
- Secom-PB