Segundo Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade da Capital, para ter o benefício, basta o candidato, no momento do embarque, mostrar o documento. “O prefeito Cícero Lucena nos pediu esse benefício para os estudantes. Então, conversamos com o Sintur-JP e decidimos nos dois domingos de provas, 5 e 12 de novembro, todo o candidato que tiver a carteira de estudante terá o passe livre automaticamente”, explicou.
Durante a semana, a Semob-JP já havia anunciado um esquema especial de trânsito e transporte para garantir o deslocamento dos candidatos até os locais de prova. O planejamento contará com atuação de pelo menos 50 agentes de mobilidade e ainda reforço de seis linhas extras de ônibus. Vale ressaltar que aos domingos, a faixa exclusiva de ônibus é liberada para todos os veículos, facilitando o deslocamento de quem for de carro ou moto aos locais de prova.
As equipes de monitoramento do fluxo viário estarão iniciando as ativida-des às 6h, garantindo a circulação de veículos no entorno dos locais de provas. Entre os pontos monitorados estarão: UFPB (Castelo Branco), Unipê (Água Fria), IFPB (Jaguaribe), FPB (Avenida Walfredo Leal), Faculdade Maurício de Nassau (Avenida Epitácio Pessoa) e Lyceu Paraibano (Centro), justamente por serem locais com maior expectativa de candidatos.
Ônibus – Nos horários que antecedem e encerram as provas, ou seja, entre 9h40 e 12h e 15h40 e 18h, serão 52 linhas em circulação – aos domingos, a operação conta normalmente com 46 linhas.
As linhas 521, 502, 523, 527, 1519 e 003, que geralmente não rodam aos domingos, estarão ativas nos dois dias de Enem, totalizando 130 ônibus em circulação, que devem realizar 940 viagens. Além destas linhas extras, a 401, que já circula aos domingos, será reforçada com duas viagens extras, como também as linhas circulares 1500 e 5100, que estarão ope-rando com acréscimo de 22 viagens.
Mais informações – Para conferir todos os detalhes sobre linhas e itinerá-rios, a Semob-JP recomenda que os usuários de ônibus acessem o site portal.semobjp.pb.gov.br.
Foto: Assessoria Semob-JP