Ícone do site Diário da Paraíba

João Pessoa é a cidade mais ‘vertical’ do Nordeste, aponta levantamento do IBGE

Reportagem destaca que dados do IBGE apontam João Pessoa como cidade mais 'vertical' do Nordeste.

Reportagem destaca que dados do IBGE apontam João Pessoa como cidade mais ‘vertical’ do Nordeste. (foto: Joaquim Neto)

João Pessoa foi considerada a cidade do nordeste brasileiro com maior percentual de habitantes residindo em apartamentos, de acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elaborado em 2022. De acordo com dados do IBGE, 37,48% da população que reside em João Pessoa vive em apartamentos, ou seja, mais de 300 mil pessoas.

O posicionamento da capital paraibana foi um dos destaques de matéria do Jornal O Globo publicada na última semana.

No ranking geral – liderado por Santos (SP) e Balneário Camboriú (SC) – a capital surge na 15ª colocação, proporcionalmente a frente do município do Rio de Janeiro, por exemplo. A ‘cidade maravilhosa’ aparece na 16ª posição, com 36,03% da população residindo em prédios.

O conteúdo d’O Globo destaca que segundo os dados do IBGE, divulgados na última sexta-feira (23), “o aumento de moradores em apartamentos é uma tendência que tem atravessado o país nas últimas duas décadas e faz parte de um fenômeno global”.

Segundo o Censo 2022, 12,5% da população brasileira residia em apartamentos, sendo que em 2010 o percentual era de 8,46%. Conforme o último censo, a população do Brasil é de 203.080.756 habitantes. Já a população de João Pessoa é de 833.932 pessoas.

Diário da Paraíba com ClickPB

Sair da versão mobile