Acadepol forma mais de 400 novos policiais civis nesta segunda-feira
Mais uma turma de 426 alunos da Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (Acadepol/PB) participa nesta segunda-feira, 19 de agosto, da solenidade de Formatura do Curso de Formação Policial, após cinco meses de treinamento.
O evento vai acontecer a partir das 9h, no Centro de Convenções de João Pessoa, e contará com a presença do governador João Azevêdo, do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, entre outras autoridades.
Trata-se da formação da segunda turma (T2) convocada pelo governo do estado para o curso, efetivo que irá reforçar ainda mais as atividades investigativas da Polícia Civil em todo o estado. As aulas tiveram início em março deste ano, com aulas teórica e práticas.
Na reta final dos treinamentos, os alunos da Acadepol participaram de estágios em delegacias e unidades do Instituto de Polícia Científica (IPC).
A solenidade de formatura da primeira turma (T1) aconteceu em setembro de 2023, com 485 formandos, ocasião em que João Azevêdo anunciou a nomeação imediata de todos eles. De acordo com o delegado-geral da PCPB, André Rabelo, a análise de dados da instituição revela que o efetivo da T1 foi fundamental para a deflagração de diversas operações policiais na Paraíba, uma vez que grande parte dessas ações contou com a participação ativa dos novos servidores.
“Estamos falando do maior concurso público já realizado na história da nossa Polícia Civil, com a oferta de 1.400 vagas, e a chegada desses novos policiais é crucial para a política de segurança do nosso estado. A sociedade consegue perceber isso, ao acompanhar os noticiários, mas nosso setor de análise e estatística visualiza esse novo momento da Paraíba com muito mais profundidade, o que nos permite dizer que estamos trilhando no caminho certo”, declarou André Rabelo.
O edital concurso público da Acadepol foi lançado em outubro de 2021, com vagas para Delegado, Investigador, Escrivão, Perito Oficial Criminal (áreas Geral, Biológica, Engenharia, Tecnologia da Informação), Perito Médico-Legal (áreas Geral, Psiquiatria e Patologia), Perito Químico-Legal (áreas Geral e Química), Técnico em Perícia, Papiloscopista e Necrotomista (áreas Geral e Enfermagem).
Diário da Paraíba com ClickPB