Desfile e juramento oficial abrem Jogos Paralímpicos da Paraíba 2019

A abertura dos Jogos Paralímpicos da Paraíba 2019 aconteceu na sexta-feira (8) no ginásio da Vila Olímpica Parahyba. O momento mais emocionante foi o desfile que contou com a participação paratletas e técnicos de João Pessoa, Santa Luzia, Picuí, Nova Floresta, Monteiro, Pombal, Triunfo, Mamanguape, Areia, Baeyux, Cajazeiras e Cabedelo participaram da grande festa, que teve início com o acendimento da tocha pela campeã de natação do Circuito Loterias Caixa, Soarielly Florentino.

O evento ainda contou com o juramento oficial, que foi feito por Kauê Aguiar, campeão no atletismo das Paralimpíadas Escolares Brasileiras em São Paulo, no ano de 2018. E pela programação, as disputas nas modalidades de natação, tênis de mesa, judô, atletismo e badminton ocorrerão na Vila, já a partir deste sábado (8), às 7h.

No mesmo dia e horário, haverá a competição da bocha, no ginásio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), localizado no conjunto Pedro Gondim.

Os Jogos Paralímpicos da Paraíba são abertos e participam paratletas de qualquer faixa etária. “Não importa a idade, mas sim a vontade de competir. Por isso, o Governo do Estado realiza os Jogos Paralímpicos, que não limita a idade do competidor, o que deixa a competição mais ampla e mais movimentada”, disse o coordenador geral, Romero Souza, que integra a Gerência do Paradesporto da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Representando a Funad, na abertura, a professora Verônica Cavalcanti, em seu discurso, enfatizou o potencial do paradesporto paraibano. “São grandes talentos que a Paraíba possui através dos seus programas e projetos voltados para a pessoa com deficiência, que fazem engrandecer o segmento. A Funad é uma referência internacional e reveladora de novos talentos que chegaram a competir em nível internacional”, frisou.

A secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes, que declarou abertos os Jogos, ressaltou a importância em cada um que está como participante, aproveitar ao máximo o momento de interação que o esporte proporciona. “É uma competição que se tornou referência pela grande amplitude com o grande quantitativo de participantes. Aproveitem ao máximo este momento para interagir através de uma competição”, concluiu Priscilla.

Os Jogos Paralímpicos da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, em parceria com a Funad.

Secom PB