Reunião definirá protocolos em caso de suspeita de Coronavírus chegar ao Porto de Cabedelo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reunirá nesta segunda-feira (3) com entidades responsáveis pelo Porto de Cabedelo para definir os protocolos a serem adotados caso algum caso suspeito de Coronavírus apareça em navios.

A SES já participou de uma primeira reunião sobre o assunto na última quinta-feira (30), na Capitania dos Portos, com a participação da Secretaria de Saúde do município e da Companhia Docas. Na reunião de hoje, será definido se o navio que reportar um caso suspeito terá autorização para atracar no porto ou terá que ficar em alto mar, onde pode ser vistoriado por uma equipe de saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a entidade responsável pelos portos e aeroportos nesses casos. A SES já teve três reuniões com Anvisa para definição de protocolos.

O aeroporto de João Pessoa tem um plano de contingência vigente. Caso haja uma pessoa com sintomas no voo, ela receberá uma máscara e será isolada. Depois será transportada via ambulância do Samu para o hospital de referência, que é o Complexo Hospitalar Clementino Fraga no caso de adultos e o Hospital Universitário Lauro Wanderley no caso de crianças.

Diário da Paraíba com Clickpb