Coronavírus: Em nota, API parabeniza profissionais de imprensa e alerta empresas para medidas de proteção

A Associação Paraibana de Imprensa (API), diante da Pandemia do Coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde no último dia 11 de março e de todas as medidas restritivas, quarentena e autoisolamento, vem a publico:

1. Parabenizar o trabalho que vem sendo desenvolvido por todos os profissionais de imprensa do Estado, responsáveis pelas informações verdadeiras, desmistificando fake news que circulam nas redes sociais e em aplicativos de troca de mensagens e alertando a população para as medidas de segurança e proteção contra a propagação do vírus.

2. Destacar que são nestes momentos de crises que se demonstra de forma inequívoca a importância de uma imprensa livre e de profissionais responsáveis e preparados, quem mantêm a população e a opinião pública bem informada. O trabalho da imprensa se mostra mais uma vez imprescindível e eficaz, contrapondo aos ataques a que a categoria vem sofrendo nos últimos meses.

3. Solicitar que as empresas viabilizem todas as medidas necessárias para evitar a contaminação dos profissionais envolvidos na cobertura sobre o Coronavírus e alertar aos mesmos que cumpram algumas precauções, como higienização dos microfones, gravadores e outros equipamentos utilizados durante o trabalho e manter distância segura dos entrevistados.

4. Pede ainda que as empresas de comunicação liberem os profissionais que possam exercer suas atividades de casa, para que assim o façam, diminuindo o número de pessoas nas redações e consequentemente o risco de infecção.

5. Pedir que todas as informações sejam checadas junto a fontes oficiais para evitar a divulgação de notícias equivocadas. Neste momento, mais do que nunca, vale muito mais publicar a informação correta, do que ser o primeiro a publicar.

6. Incentivar a todos os jornalistas e radialistas de todos os setores, que na medida do possível envidem esforços para que o foco do seu noticiário seja sobre o Coronavírus. Neste momento, a informação é uma grande arma no combate a proliferação do contagio.

Por fim, esperamos que todos sejam capazes de identificar a gravidade do quadro que o mundo inteiro enfrenta, e façam sua parte para que os danos causados por essa pandemia sejam minimizados no nosso Estado.

A diretoria.

Diário da Paraíba com Assessoria