Governador assegura que rede hospitalar da Paraíba está preparada para atender casos de coronavírus

O governador João Azevêdo assegurou em pronunciamento aos paraibanos, neste domingo (22), que o Estado está preparado para atender às pessoas que precisarão de atendimento na rede hospitalar por conta do coronavírus.  Na oportunidade, ele pediu a compreensão da população para atender as medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado, que visam proteger as pessoas, evitando a propagação do vírus.

Ele também reiterou que o número de leitos disponibilizados pela gestão estadual será suficiente para atender a demanda da Paraíba. “Todas as autoridades de Saúde no Brasil e no mundo concordam que muita gente será infectada pelo coronavírus, muitas pessoas não desenvolverão os sintomas, outras terão apenas sintomas leves.

Estima-se que 20% das pessoas infectadas vão precisar da rede hospitalar e o Governo da Paraíba, por meio do Plano de Contingência, está organizando três ondas, num total de 90 leitos de UTIs e 270 leitos de enfermaria; além disso, serão implantadas mais 300 novas UTIs apenas na rede pública.

Segundo estudo da OMS, com base em casos de outros países, esse número será suficiente para atender o previsto para o nosso Estado, que tem aproximadamente 4 milhões de habitantes”, esclareceu.

Diário da Paraíba