Técnico de enfermagem é flagrado agredindo paciente em UPA de Londrina, no Paraná

Um servidor público agrediu um paciente que aguardava atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim do Sol, de Londrina, no norte do Paraná, na noite deste domingo (18).
Um vídeo gravado por um outro paciente que estava na unidade mostra o momento da agressão.
As imagens também mostram o paciente, que estava com o braço enfaixado, sendo levado para dentro de uma das salas da UPA após a briga.
O prefeito de Londrina Marcelo Belinati (Progressistas) informou pelas redes sociais que pediu à Corregedoria-Geral do município o afastamento imediato do servidor envolvido, apuração rigorosa dos fatos e abertura de um processo administrativo.
Funcionários da UPA afirmaram que o paciente abriu portas de salas da unidade antes da agressão.
“Independentemente do que tenha ocorrido anteriormente, e que será apurado, nada justifica uso de violência”, afirmou o prefeito.
A direção da UPA não informou se ele foi atendido ou encaminhado para outra unidade.
O advogado de Leonardo Gomes da Silva, rapaz que foi agredido, disse que o cliente foi levado à UPA porque quebrou o braço após cair de uma escada. Na unidade, funcionários pediram para ele buscar alguns medicamentos.
“Como ele não sabia onde era a sala para retirar os remédios, ele foi indo de sala em sala. É falsa a acusação dos funcionários da UPA de que ele foi lá para furtar, ele estava lá para receber uma atendimento, mas foi enxotado a tapas e ponta pés”, detalhou o advogado Rafael Moraes.
Leonardo fez um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e deve ir ao Instituto Médico-Legal (IML) fazer um exame de corpo de delito.
Depois da confusão, o técnico de enfermagem fez um boletim de ocorrência contra o paciente na Polícia Civil. Disse que também foi vítima.
O funcionário afirmou em depoimento que assumiu o plantão às 19h e o rapaz já tinha passado por atendimento na ortopedia, mas estava na unidade. O técnico de enfermagem relatou que o rapaz não quis ir embora, entrou na área interna da UPA, tentou entrar em algumas salas e ameaçou funcionários dizendo que era ladrão.
O servidor acrescentou que foi até o rapaz, pediu que ele deixasse a unidade, no entanto foi agredido com socos nas costas.
Depois de descerem ao primeiro andar, os dois entraram em luta corporal e o rapaz agredido foi contido por funcionários. Quando a Guarda Municipal chegou na unidade de pronto atendimento, o rapaz agredido fugiu.
ASSISTA

 

Ver essa foto no Instagram

 

G1