Artista homenageia cantores paraibanos com mural em João Pessoa

Traços de cores e tons musicais da Paraíba cobriram o cinza de um muro da Avenida Cruz das Armas, em João Pessoa. Quem passa pela principal rua que liga os bairros de Oitizeiro e Jaguaribe já deve ter dado de cara com rostos muito conhecidos da cena musical do estado.

A obra do artista plástico Andreh Graffity, 34 anos, encanta quem passa apressado, na correria ou estresse do trânsito. Mariah Yohana, Aldair Plaboy, Gabriel Diniz e Jackson do Pandeiro deixam mais bonito o cenário urbano de milhares de pessoas que atravessam o trecho.

O pintor atua no ramo artístico há seis anos, desde que a prossifão da área de segurança foi abandonada após a impossibilidade de conciliação de tempo exigido nos trabalhos de grafite e aerografia. O talento falou mais alto e atualmente dá sustento ao profissional. “Passei a buscar novos conhecimentos, me aperfeiçoar através de vídeos aulas, dicas, críticas e sugestões de outros amigos que vivem da arte. Decidi então me tornar um microempreendedor”, contou ao Portal T5.

As inspirações de Andreh são os artistas Eduardo Kobra, Os Gêmeos, Paulo Terra, Anderson Grafite e Maestro, artistas de renome dentro e fora do Brasil, com quem troca experiências. “Faço parte de um grupo de WhatsApp que tem esses monstros das artes. Me sinto um aprendiz, pra falar a verdade”, disse aos risos.

A ideia de criar a homenagem em um muro da cidade surgiu após conhecer modelos semelhantes fora do Brasil e a intenção foi proporcionar a compreensão geral da arte: “O colorir das cidades surgiram nos Estados Unidos, através do Hip Hop, depois passou a atingir o Brasil nas comunidades e favelas.

Aos poucos foram ganhando novas versões, novos traços e novos conhecimentos, até chegarem em alguns pontos comerciais, como propaganda visual, e assim  partindo para as grandes empresas”, explicou.

Andreh acredita que barreiras vêm sendo quebradas através do tempos e seu trabalho pode ajudar ainda mais na diminuição do preconceito. “Não acredito que há preconceito como nos anos atrás, pois muitos olham e observam como arte! O preconceito estar nos caras que pegam uma lata de spray e saem poluindo a cidade, que além de tudo é crime”, disse.

Cedido pelo proprietário, o muro ainda ganhara o rosto dos consagrados Zé e Elba Ramalho. Assim como os cantores, com a música, Andreh acredita que o grafite pode transformar vidas. “Decidi prestar homenagens aos nossos artistas, os nossos conterrâneos, que fazem sucesso no Brasil e no mundo. Tenho alguns planos e projetos de poder levar o grafite para as escolas, fazer a molecada interagir com a arte”, afirmou.

Para os próximos trabalhos, o artista já tem a ideia dos homenageados: “Pretendo fazer outros murais em breve e com diversos temas. A princípio voltado para os nossos artistas da Paraíba. Pretendo fazer o mural dos humoristas paraibanos e dos comunicadores”, finalizou.

Com T5