Operação desarticula quadrilha envolvida em ataques a bancos e tráfico de drogas na Paraíba e Pernambuco

A Polícia Militar desarticulou uma quadrilha envolvida em ataques a bancos e tráfico de drogas interestadual, que era liderada por um fugitivo do sistema penitenciário da Paraíba, nesta quarta-feira (13). Na ação foram presos quatro acusados e apreendidas duas pistolas – uma delas de calibre 9 milímetros, uma carabina, duas espingardas, um revólver, vários explosivos, munições, roupas camufladas, luvas, entre outros materiais, na cidade de Santana de Mangueira, no Sertão paraibano.

Além dos ataques a bancos, eles estariam atuando no tráfico dos Estados da Paraíba e Pernambuco.

O grupo estava em um sítio planejando ataques a bancos da região para os próximos dias, conforme os levantamentos realizados pela PM. O local foi cercado por equipes do 13º Batalhão e Grupamento Especializado de Operações em área de Caatinga (Geosac). Os suspeitos reagiram atirando contra os policiais e teve início um confronto.

O líder da quadrilha, identificado como José Valdeir Cândido Rodrigues (O Gordo), 30 anos, que estava foragido da Penitenciária Juiz Hitler Cantalice (a média de Mangabeira), em João Pessoa, desde novembro do ano passado, saiu ferido e acabou morrendo. Ele foi preso pela Polícia Federal em 2012, na cidade de Princesa Isabel, juntamente com um grupo que atuava na distribuição de drogas vindas de São Paulo, para a Paraíba e Pernambuco. Na época, ele foi encaminhado para a Penitenciária Romero Nóbrega, em Patos, mas foi transferido para o PB-1 em janeiro de 2017, após envolvimento na morte de dois detentos, dentro da unidade prisional de Patos. Após a mudança de regime de cumprimento das pena, ele foi transferido para o Hitler Cantalice, quando deixou e comparecer e passou a ser considerado foragido.

Os outros presos na operação, três homens e uma mulher, cujas identidades ainda estão sendo confirmadas, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, em Conceição.

Clickpb