Exclusivo: macacos fogem das queimadas e da seca e “invadem” cidades do Sertão paraibano; vídeo

Fugindo das queimadas descontroladas e da seca rigorosa que atinge as áreas do semiárido paraibano, centenas de macacos-prego estão correndo o risco de morrer de fome e sede na Região do Sertão da Paraíba. Em bandos, cerca de 300 macacos já estão deixando o seu habitat natural e se aproximam de cidades localizadas na região polarizada pelo município de Patos.

Em Vista Serrana, com cerca de quatro mil habitantes e distante a 364 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa, voluntários já se mobilizam para arrecadar alimentos, principalmente frutas e legumes, para tentar saciar a fome de vários bandos de macacos-prego que, no desespero pela falta de comida, se aproximam da zona urbana da cidade. O mesmo já é registrado nos arredores de Malta, com cerca de seis mil habitantes e localizada a 332 quilômetros de João Pessoa.

“A seca no Sertão está brava. Esses macaquinhos estão descendo da serra de Vista Serrana para a cidade para procurar comida. Já estamos pedindo ajuda por alimentação nas cidades vizinhas para que os macacos não morram de fome”, alerta um dos voluntários, destacando, também, que famílias inteiras da região na mesma dimensão estão passando fome.

A situação de calamidade tem atingido tanto gente quantos os animais da região. “Com este novo governo, a Bolsa Família está sendo suspensa a todo momento. São muitas famílias que não estão tendo nem o que comer. Estamos fazendo campanha também para que essas pessoas não passem fome”, lamenta nas redes sociais uma das voluntárias, Maria Rita Guilherme.

Jorge Rezende

Contato com a Redação: [email protected]