Solenidade marca recepção aos novos integrantes do Curso de Formação de Soldados

O governador João Azevêdo (sem partido) participou nesta segunda-feira (9), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da solenidade de recepção aos novos integrantes do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Paraíba e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

A segunda turma dos aprovados no concurso para as duas corporações foi convocada por meio do Diário Oficial do Estado, na edição do dia 6 de novembro deste ano. Além de João Pessoa, os 587 alunos farão os cursos de formação em Sousa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Cajazeiras e Sumé.

O curso de formação terá duração de um ano e quatro meses, em média, e cerca de 1.900 horas/aulas de preparação, com 51 disciplinas divididas em quatro módulos de instruções práticas e teóricas, a exemplo de polícia comunitária; atuação policial frente a grupos vulneráveis, atendimento às mulheres em situação de violência, defesa pessoal, tiro defensivo, direitos humanos aplicados, penal, penal militar, processo penal, entre outras disciplinas.

O governador ressaltou que o governo cumpre mais um compromisso com a segurança e desejou sucesso aos novos alunos. “Vocês estão entrando em uma das instituições mais respeitadas do país. O curso que será iniciado agora não é fácil, exigirá muito trabalho e compromisso para enfrentar desafios, mas permitirá que homens e mulheres deem continuidade ao trabalho da segurança pública no estado. Meu desejo é de que vocês atinjam seus objetivos de ingressar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, dedicando a vida a uma carreira que representa comprometimento com o povo, que merece o nosso respeito”, frisou.

Ele também destacou os esforços da gestão para assegurar o fortalecimento das ações na segurança pública. “Apesar de um cenário econômico desfavorável nacionalmente, temos um olhar diferenciado na área, fazendo promoções nas Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, além de investimentos em tecnologia e equipamentos para que a gente possa prestar um serviço cada vez melhor à sociedade. Os números demonstram o compromisso de homens e mulheres e que a segurança é uma política pública importante para o governo, tanto que alcançamos o melhor ano do ‘Programa Paraíba Unida Pela Paz’, reflexo da determinação de cada um”, acrescentou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, enalteceu o trabalho conjunto das forças de segurança para assegurar um atendimento de qualidade à população. “Nós tivemos o melhor ano da última década na segurança, com 222 mortes a menos em relação ao mesmo período do ano passado e esse é mais um reforço e demonstra a atenção do governador João Azevêdo com o nosso segmento. Na semana passada, 520 policiais e bombeiros já foram colocados nas ruas para as operações de fim de ano e Carnaval e essa nova turma será capacitada para nos ajudar no combate à criminalidade, reforçando a estrutura que já temos hoje”, comentou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, evidenciou a importância da convocação da nova turma de concursados para o fortalecimento da instituição. “Isso representa mais um avanço e agradecemos ao governador por oportunizar mais um momento de formação, o que é fundamental para nós, dando as condições para renovarmos os nossos quadros”, falou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo, desejou êxito na carreira dos novos militares. “A profissão exige dedicação, comprometimento e operacionalidade e temos orgulho de recebê-los, tendo a certeza de que vamos capacitá-los da melhor forma possível. Nós temos o sistema de segurança mais bem avaliado do país, uma instituição centenária, de credibilidade e que atua com afinco e ética para proteger a sociedade”, declarou.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação: [email protected]