Cartaxo prorroga suspensão do transporte público por mais 15 dias e mantém medidas restritivas de isolamento social

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, informou, nesta quinta-feira (02), que os estudos apontam o mês de abril como decisivo no combate ao novo Coronavírus e reforçou o pedido para as pessoas ficarem em casa, cumprindo o isolamento social. O gestor determinou a suspensão temporária do transporte público por mais 15 dias, atualizando o decreto que iria encerrar no sábado (4). As linhas de ônibus que transportam profissionais de saúde estão asseguradas.

“A luta pela vida se tornou um grande desafio, no mundo todo. Países que começaram a enfrentar o vírus, antes do Brasil, sofreram muito até entender o melhor caminho. Hoje existe uma unanimidade, baseada na ciência e nas evidências: o isolamento social é uma necessidade. Não há um prazo definido, mas não se pode correr riscos com precipitações. Ficar em casa é salvar vidas. Nada é mais seguro, no combate à Covid-19, do que a prevenção. Todos precisam seguir esta recomendação” disse o prefeito.

Cartaxo apontou a necessidade de frear a disseminação do vírus e reafirmou que os resultados dependem da participação de todos. “Em João Pessoa, vamos seguir com as medidas restritivas adotadas até aqui, fazendo avaliações diárias. O transporte público fica suspenso por mais 15 dias, até 19 de abril, com as linhas de ônibus garantidas para profissionais de saúde. Aulas também permanecem suspensas, assim como o funcionamento de shoppings, bares, restaurantes, academias de ginástica e salões de beleza. Serviços essenciais continuam abertos, assegurando saúde, abastecimento e as condições básicas para cumprirmos rigorosamente este isolamento”, comentou.

O prefeito disse seguir o protocolo internacional da Organização Mundial da Saúde e reforçou a necessidade imediata das medidas anunciadas pelo Governo Federal para a economia, como a Renda Básica, informando que a população não pode esperar. “Aqui, a nossa capital vai continuar reforçando a rede de atendimento, com a abertura de novos leitos, como no Santa Isabel, no Hospital Infantil do Valentina e nas obras para abertura do antigo Prontocor. Ao mesmo tempo, atendemos à população em situação de maior vulnerabilidade, com um plano de proteção social que inclui distribuição de cestas básicas, oferta de auxílio-aluguel e até suspensão temporária do pagamento de empréstimos do Banco Cidadão”.

Confiança no futuro

Luciano Cartaxo disse que o  momento exige de todos muita coragem e serenidade. “Também precisamos ter união, fé e confiança no futuro. Só juntos poderemos superar este momento tão difícil. Mas ele vai passar. E João Pessoa vai estar ainda mais forte. Que Deus nos abençoe”, encerrou.

Diário da Paraíba