Tripulantes não recebem autorização para desembarque após navio de luxo atracar em SP

As autoridades portuárias aguardam o plano de contingenciamento para atender a solicitação de desembarque de mais de 50 tripulantes estrangeiros do navio Scenic Eclipse, atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha a operação.

Após chegar à Barra de Santos, a embarcação atracou na margem direita do cais santista ainda na noite de quinta-feira (2). Neste momento, aguarda autorização para realizar o desembarque 54 tripulantes para que retornem aos seus países de origem.

Apesar de relatos de bordo de que não há casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) no navio, a embarcação foi proibida de atracar em diversos portos estrangeiros por conta da pandemia. O Scenic Eclipse chegou ao Porto de Santos já sem passageiros, após encerrar uma temporada na Antártica.

A Agência aponta, ainda, que a situação é monitorada pois, de acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil, o desembarque de estrangeiros no Brasil, por via marítima, está proibido. Somente os casos de urgência médica ou de retorno imediato por via área para o país de origem podem ser autorizados.

G1 questionou a Santos Port Authority (SPA) e a Capitania dos Portos de São Paulo sobre o caso, no entanto, não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

O Eclipse foi projetado para desbravar regiões como Ártico e Antártida, o iate seis estrelas conta com helicóptero H130 e submarino Worx da U-Boat. Ambos atendem a padrões internacionais de ruído, o que permite o acesso a parques nacionais, reservas naturais e passeios inesquecíveis pelo oceano.

Encerrando uma temporada pela Antártica, o iate estava fundeado em Montevideo, em Buenos Aires, há vários dias. Antes, não havia sido autorizado a atracar nos portos de Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina por conta da pandemia.

G1