250 ônibus voltam a circular a partir desta segunda-feira em João Pessoa; confira quais são as linhas

Os ônibus urbanos voltam a circular nesta segunda-feira (6), em João Pessoa. As operações acontecem de segunda-feira ao sábado, das 6h às 19h, com novas regras e protocolos sanitários, com foco na redução dos riscos de contaminação pela Covid-19. Nos domingos e feriados os ônibus não vão circular.

Ao todo serão disponibilizados 250 veículos de 40 linhas que atendem todos os bairros da cidade. O número corresponde a 60% da frota e 29 delas o itinerário será mantido e 11 terão desvios nas rotas.

As principais linhas que transportam mais passageiros foram priorizadas, como também as linhas circulares. A quantidade de ônibus e linhas podem ser alteradas durante a operação.

Para reduzir o tempo das viagens e permitir um maior rotatividade das linhas por horário, algumas linhas passarão a retornar do Parque da Lagoa. Essa medida reduz em até 15 minutos o tempo de viagem, aumentando a frequência dos ônibus. Estas linhas estarão sinalizadas através de cartazes na frente dos ônibus.

As faixas exclusivas voltam a estar autorizadas apenas para o transporte público, veículos de operação e taxis com passageiros.

De acordo com as novas regras, somente poderá haver 12 passageiros em pé após ocupados todos os assentos. Os passageiros que estiverem em pé precisarão se posicionar conforme marcação feita nos veículos, obedecendo a distância padrão. Os usuários deverão utilizar máscara de proteção. A fiscalização será feita por agentes da Semob-JP e através das câmeras instaladas nos ônibus, podendo gerar advertência aos motoristas e multas às empresas.

Diário da Paraíba com ClickPB