Europa apresenta aceleração na transmissão da Covid-19, e quebra recorde em número de casos diários

No mês de setembro, o continente Europeu apresentou uma aceleração nas transmissões do vírus propagador da covid-19. No dia 11 deste mês, a região registrou 54 mil casos confirmados dentro de um período de 24 horas, quebrando um recorde em número de infecções diárias. A Organização Mundial da Saúde (OMS), expressou nesta quinta-feira (17), preocupação com a situação do continente, e sinalizou alerta com relação a intensidade da contaminação na região européia.

De acordo com Hans Kluge, diretor da OMS na Europa, a incidência do vírus no continente durante o mês de setembro foi maior do que no início da pandemia. Com isso, o recomendado é executar as medidas preventivas indicadas pelas autoridades de saúde, como uso de máscaras e álcool em gel, e manter a população em isolamento social durante 14 dias para desacelerar as contaminações.

“É uma situação gravíssima a que está ocorrendo na Europa, onde os novos casos semanais de coronavírus superaram os notificados quando a pandemia se manifestou pela primeira vez em março”, explicou Kluge, “mais da metade dos países europeus registraram aumentos de mais de 10% nas últimas duas semanas. Desses, sete nações tiveram um aumento em mais de duas vezes”, concluiu.

Até o momento, o continente europeu, formado por 53 países, concentra 5 milhões de casos e mais de 227 mil mortes pela covid-19. O número de novos casos diários na região já frequenta o patamar entre 40 mil e 50 mil casos. A primeira vez que a região apresentou um recorde diário em infecções foi em abril, com o registro de 43 mil casos em um único dia.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba.