Aglomerações em campanhas eleitorais pode agravar a disseminação da Covid-19 no estado, diz SES

O secretário executivo de saúde da Paraíba, Daniel Beltrami, em entrevista concedida ao programa vespertino Primeiro Plano, exibido pela TV Manaíra em João Pessoa, alertou que a ocorrência de aglomerações em convenções municipais para homologar o nome de candidatos na disputa das eleições deste ano, pode agravar a propagação do vírus da covid-19 no estado paraibano.

De acordo com  secretário, mediante às imagens compartilhadas nas redes sociais referentes as campanhas que ocorreram nos municípios do estado, é possível perceber a existência de um grande número de pessoas reunidas muitos próximas uma das outras e, na maioria dos casos, sem utilizar máscaras, tornando a situação preocupante.

“Preocupa algumas imagens de pessoas, candidatos e simpatizantes, estando extremamente aglomerados, muito próximos um dos outros e sem o uso de máscara. Esse tipo de comportamento pode, sim, piorar a situação de contágio e disseminação da pandemia no estado”, disse o secretário Daniel Beltrami em entrevista ao programa Primeiro Plano.

Covid-19 na Paraíba

Conforme o boletim epidemiológico divulgado no domingo (20) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba registra ao todo 116.5736 casos de infecção e 2.707 falecimentos em decorrência da doença. Já a ocupação de leitos da unidade de tratamento intensivo (UTI) adulto, pediátrico e obstétrico, é de 37% em todo o estado.

Na Paraíba, 70,2% dos casos da covid-19, cerca de 104 casos de infecção, estão concentrados em 10 dos 223 municípios que apresentaram casos do novo coronavírus, sendo eles: João Pessoa (41), Campina Grande (14), Cajazeiras (13), Patos (9), Boa Ventura (6), Imaculada (5), São José da Lagoa Tapada (5), Ingá (4), Pedra Branca (4) e Guarabira (3).

Convenções no Estado

O prazo para a realização das convenções eleitorais na Paraíba encerrou na última quarta-feira (16). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), determinou que as campanhas deviam acontecer dentro das recomendações feitas pelas autoridades de saúde, com prioridade a realização das convenções no formato virtual.

A Justiça Eleitoral determinou também, que envolvidos que descumprissem a ordem com relação às recomendações para a realização das campanhas, seriam sujeitos à pagar multa. No entanto, até o momento, não houve casos de efetivação da ordem.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba