Petrobras anuncia um aumento de 4% na gasolina e passa a valer a partir de amanhã

Petrobras anuncia aumento de 4% no preço da gasolina

Nesta terça-feira (22), Petrobras anunciou o quarto reajuste de combustível para o mês de setembro. A companhia aumentará os preços médios em 4% das refinarias que passará a valer a partir desta quarta-feira (23). O movimento tem o intuito de interromper três quedas nos valores dos produtos.

Segundo informa a estatal por meio da assessoria de imprensa, o diesel que é o combustível para utilizado no Brasil, não sofrerá alterações, já que no início do mês a Petrobras reduziu o diesel e a gasolina em 5%.

O consumidor deve estar atento, pois de acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustível (Abicom), Sérgio Araújo, a alta do petróleo corresponde a R$ 0,0646 por litro, e as refinarias passarão a revender R$ 1,66 o litro da gasolina. “Mesmo com os preços internos subindo, as janelas (oportunidades) continuam fechadas, por causa do dólar”, declarou o presidente da empresa.

Só neste ano tiveram 30 cortes, sendo 14 aumentos e 16 reduções no preço da gasolina, equivalente a 13,3%, contra 24 cortes no valor do Diesel, com 10 aumentos e 14 reduções, correspondendo a uma queda de 30% no período, destes dois combustíveis

Nesse período de pandemia de coranavírus teve um grande impacto na economia do país, sendo refletido também no baixo consumo de petróleo e combustíveis chegando a tocar uma mínima de 1 real o litro durante meados de abril e depois voltou a subir. Com isso, a Petrobras tem como base a política de preço de importação do insumo dentro do mercado internacional e o câmbio, e consequentemente a redução do preço do combustível nas refinarias.

Luana Santos com Diário da Paraíba