Denúncias de campanhas eleitorais irregulares podem ser feitas por aplicativo

O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro, informou que entrou no ar o aplicativo Pardal, que foi criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias sobre irregularidades em campanhas eleitorais.

– Já está disponível nas lojas tanto da App Store, como na Play Store. Baixe no celular, é gratuito e não paga nada por isso. A Justiça Eleitoral, infelizmente, não tem olhos suficientes para estar em todos os lugares fiscalizando ao mesmo tempo. Com essa ideia do Pardal, transforma quase os três milhões de eleitores na Paraíba em três milhões de fiscais – disse.

O denunciante, a partir de agora, poderá enviar a foto da propaganda eleitoral irregular e um relatório. Cassimiro explicou que é possível o eleitor acompanhar a denúncia feita.

– Abre uma ocorrência no Pardal online. Faz subir as fotos e os vídeos que tirou com a aplicação, recebe o número de protocolo e pode acompanhar toda a denúncia. Isso passa na nossa ouvidoria, a ouvidoria faz uma triagem para saber se têm indícios de crime e se as provas são contundentes. Confirmando essa notícia crime, envia para a Zona Eleitoral para que o juiz analise, instaure o processo e chegue até na aplicação da penalidade nos casos comprovados – concluiu.

Diário da Paraíba com Paraíba Online