Campanha contra a Poliomielite será retomada dia 5 e chefe de imunização alerta para queda no número de crianças vacinadas na pandemia

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite, as crianças menores de 5 anos de idade serão prioridade na Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite que será retomada na próxima segunda-feira, dia 5. Essa faixa etária foi uma das que obteve redução no número de vacinação durante a pandemia da covid-19.

A diminuição da procura nas vacinas teve maior impacto nos pequenos e registrou apenas 50% da meta, ou seja das 58 mil crianças, apenas 27 mil foram vacinas contra a influenza na Capital.

“Pais deixaram de levar suas crianças por medo da covid-19 e esqueceram que existem outras doenças até piores”, explicou o chefe de imunização da Secretaria de Saúde do Município, Fernando Virgulino, em entrevista ao Portal ClickPB. A Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite será realizada até o dia 30 de outubro.

O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, diversas outras vacinas estão sempre disponíveis nos hospitais e postos de saúde dos bairros. As vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente devem ser realizadas com efetividade para evitar o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Sobre as metas, a da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é de vacinar 95% do grupo alvo de forma indiscriminada. Já a da Multivacinação, a meta é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com as recomendações.

Diário da Paraíba com ClickPB