Secretário esclarece que alunos da rede pública da Paraíba poderão concluir ano letivo com aulas remotas e fazer provas do Enem

O secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, esclareceu que alunos da rede pública estadual da Paraíba poderão concluir o ano letivo com aulas remotas e não perderão a chance de fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares. Em entrevista, nesta terça-feira (29), ele declarou que maioria dos estudantes têm acesso a tecnologias para assistir às aulas e que as 800 horas obrigatórias serão cumpridas.

“Não vai ter prejuízo para o final do ano letivo. As 800 horas (obrigatórias para conclusão do ensino fundamental e médio) têm sido contabilizadas com ensino remoto”, explicou o secretário sobre a conclusão do atual ano letivo.

Cláudio Furtado disse que os alunos acessam as aulas remotas, ao vivo e gravadas, e têm o suporta da TV Paraíba Educa. “87% tem acesso às atividade remotas, segundo mostram dados do IBGE. E aqueles que não conseguem chegar (a acompanhar na internet), entregamos conteúdo em papel e em PDF.”

O secretário argumentou também que, mesmo que a finalização do ano letivo fosse adiada, as instituições de ensino superior têm alterado seus calendários para começar o primeiro período letivo de 2021 mais para frente, por causa da pandemia do novo coronavírus. “Os semestres, na maioria delas, está defasado. O semestre foi ’empurrado’.”

O inquérito sorológico para avaliação de retorno das aulas presenciais na rede de ensino estadual na Paraíba começará no dia 10 de outubro e pode ser concluído apenas em dezembro. Serão avaliados alunos de 6 a 17 anos, de 80 municípios paraibanos. O inquérito sorológico vai avaliar o número de infectados e o contato desses estudantes com pessoas de grupo de risco.

O estudo quer saber a proporção do risco de transmissão do novo coronavírus entre esse grupo de alunos e seus contatos e como isso pode causar aumento no número de infectados. Se a pesquisa demonstrar que o risco é baixo, o Estado da Paraíba poderá pensar em um retorno de aulas presenciais mais próximo. Do contrário, as aulas presenciais devem ter retomada adiada, certamente para 2021.

Diário da Paraíba com ClickPB