Hotéis e pousadas funcionam com 70% de sua capacidade e retomada do turismo ainda enfrenta lentidão na Paraíba, diz PBTur

A retomada do turismo na Paraíba acontece de forma lenta e gradual. A grande maioria dos hotéis e pousadas funcionam com 70% de sua capacidade, o fluxo maior só é registrado aos finais de semana ou feriados e o número de voos permanece reduzido. Em entrevista ao Portal ClickPB, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) Ruht Avelino, revelou que a retomada feita desde agosto ainda enfrenta desafios e que o maior deles é o medo da pandemia, “muitos turistas desistiram de longas viagens”, disse.

A gestora destaca que apesar desses fatores, até o momento, o estado apresenta bons resultados com 90% de hotéis e pousadas funcionando do Litoral ao Sertão. Os aeroportos não retomaram totalmente os embarques e desembarques com apenas oito voos diários em João Pessoa e três em Campina Grande.

“Desde o mês de agosto, a gente já previa que no Brasil inteiro a retomada em consequência da pandemia seria muito lenta e gradual. Na Paraíba, atualmente o turismo está se dando pelos próprios paraibanos, viagens mais curtas e entre familiares, já que o pessoal ainda está com muito medo. Ainda não temos um fluxo muito grande e a perspectiva é que no verão haja uma recuperação total do segmento”, explicou.

Entre os principais destinos turísticos procurados nessa retomada do turismo, além de João Pessoa, estão: Conde, Bananeiras, Areia, Araruna, Cabaceiras, Sousa e Cajazeiras.

Ruth destacou ainda um caso inusitado que foi registrado no alto Sertão da Paraíba. Enquanto todos os hotéis e pousadas fechavam suas portas, em Patos, uma rede de hotéis registrou alta procura de hospedes. A gestora explica que a região é uma rica rota comercial, motivo pelo qual a intensa demanda movimentou o setor. “Os hotéis fecharam por conta da falta hospedes, pois não teve decreto fechando, já que a hotelaria é essencial. Mas em Patos não faltou o turismo de negócios e coorporativo”, disse.

Diário da Paraíba com ClickPB