Gatos se tornam imunes a Covid-19 após contágio, diz estudo

Os animais domésticos, gatos e cães, podem contrair o vírus propagador da covid-19, SARS-CoV-2. No entanto, as probabilidades de apresentarem os sintomas da doença são mínimos. Dessa forma, uma vez contaminados, não são capazes de transmitir o vírus para seres humanos. As informações são da pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), realizada por cientistas da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, após serem infectados pelo vírus da covid-19, os animais de estimação desenvolvem uma resposta imune mais protetiva e forte, que ameniza as possibilidades de reinfecção. A descoberta dessa capacidade do sistema imunológico dos gatos e cães em se protegerem do vírus pode auxiliar no aprimoramento das vacinas contra a covid-19.

“Os gatos desenvolvem anticorpos neutralizantes significativos e são resistentes à reinfecção, embora a duração da imunidade neles não seja conhecida atualmente. Isso pode ser um modelo útil para testes de vacinas subsequentes, tanto para vacinas candidatas humanas quanto para animais”, informam os cientistas no estudo.

Os pesquisadores constaram ainda, que os gatos podem transmitir o vírus para outros felinos por contato direto via oral e nasal durante 5 dias após a contaminação. Além disso, apesar dos gatos possuírem resistência a reinfecção, os cães não são capazes de eliminar o vírus do organismo, e com isso, estão sujeitos a novas infecções.

Com os resultados da pesquisa, os cientistas afirmam que os animais domésticos contraem o vírus por meio do contato com os seres humanos, e que, apesar das implicações do coronavírus para os animais ainda serem amplamente desconhecidas, entendesse que não existem possibilidades dos cães e gatos transmitirem o vírus para humanos.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba