João Azevêdo discute parcerias e apresenta ações na educação, economia e social para representantes do Unicef

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quinta-feira (21), por meio de videoconferência, com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ocasião em que discutiu parcerias nas áreas da educação, tecnologia e oportunidades de trabalho para jovens e adolescentes e apresentou as ações desenvolvidas pelo Governo da Paraíba no enfrentamento da Covid-19 nos segmentos educacional, social e econômico.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou a eficácia do Plano de Contingência implantado no estado que assegurou a abertura de mais de 1.300 leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender as pessoas que precisaram de atendimento hospitalar na fase mais crítica da pandemia e dos mais de 180 leitos abertos apenas em dezembro do ano passado, quando a Paraíba enfrentou um ‘repique’ de casos da doença.

O gestor também elencou as ações na Educação que garantiram o acesso dos estudantes da Rede Estadual de Ensino às aulas online por meio do Google Classroom e da plataforma Paraíba Educa, com a transmissão de aulas na TV Assembleia, na Rádio Tabajara e nas mídias sociais, além da preparação dos alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do ‘Se Liga no Enem online’.

Ele explicou que a gestão estadual deverá apresentar nos próximos dias os protocolos para a retomada das aulas, com a adoção do sistema híbrido e monitoramento constante dos estudantes. “Nós fizemos um levantamento em todas as escolas estaduais para que seja implantado um conjunto de medidas que vamos apresentar em breve para protegermos os alunos, professores e demais profissionais da Educação”, pontuou.

João Azevêdo também evidenciou as políticas sociais realizadas pelo estado para prestar assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social, a exemplo da distribuição de cestas básicas, da aquisição de alimentos da agricultura familiar e da quitação das contas de água para as pessoas cadastradas no Tarifa Social, além da inauguração de espaços como o Centro de Atendimento ao Autista, Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência e o Centro da Igualdade Racial João Balula.

O governador ainda ressaltou a eficiência da gestão fiscal do estado, a capacidade de geração de emprego e renda, mesmo diante da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus e a assinatura de empréstimos internacionais que irão assegurar investimentos superiores a US$ 260 milhões em infraestrutura e saúde.

Por fim, ele comemorou o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba e se colocou à disposição do Unicef para a construção de parcerias. “A vacinação traz uma esperança muito grande e esperamos que ela avance nos próximos dias, permitindo a retomada da economia com mais de 70% das pessoas imunizadas. Já desenvolvemos diversas cooperações com os municípios, com a construção e reforma de escolas e ginásios e distribuição de ônibus e veículos e estamos abertos para parcerias com o Unicef”, comentou.

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, elogiou as iniciativas do governo estadual relacionadas às crianças e adolescentes. “Nós parabenizamos o governo pelos esforços e resultados das políticas voltadas para esse público. A pandemia afetou direta e indiretamente na vida das crianças e adolescentes e a nossa grande prioridade é a volta às aulas, com a reabertura segura”, disse.

A especialista em Educação do Unicef, Verônica Bezerra, enalteceu a sensibilidade da gestão estadual para fortalecer as políticas educacionais com o auxílio da tecnologia e destacou que 51 municípios paraibanos estão entre as 169 cidades do Nordeste que receberam reconhecimento do Fundo pela execução de ações dirigidas para a busca ativa escolar.

Dentre as parcerias que deverão ser firmadas entre o Governo do Estado e o Unicef estão a ampliação do programa ‘Primeira Chance’, que abre espaço para adolescentes e jovens no mercado de trabalho, e o aprimoramento da busca ativa escolar.

Também participaram da reunião os secretários Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão); Tibério Limeira (Desenvolvimento Humano); Ronaldo Guerra (chefe de Governo); e Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); além de Dennis Larsen (chefe do Unicef para Território do Semiárido e coordenador do Escritório de Recife).

Secom-PB