Sapé conta com núcleo de produção de aulas remotas para crianças da rede municipal

Música animada, atividades interativas e conteúdo acessível. A Secretaria de Educação de Sapé tem criado material online didático para as crianças da rede municipal de ensino. Os vídeos, gravados em uma sala de aula da escola Pedro Ramos, que foi transformada em núcleo de produção, seguem a proposta curricular e auxiliam os professores no processo de elucidação das crianças.

Colorido e com muitas informações, o cenário das gravações foi montado para atrair a atenção dos pequenos. No centro do vídeo, as professoras detalham cada atividade de forma divertida e prática; músicas e confecção de adereços para brincadeiras já foram temas dos conteúdos produzidos.

A professora Thylanny Araújo explica que as gravações ocorrem para que os docentes das turmas possam usar o material como apoio dentro da rotina de ensino remoto.  “A partir dos vídeos lançados para a rede, o professor aproveita em determinadas aulas”, esclarece.

A educadora revela que apesar de desafiador, por conta novo momento da pandemia do coronavírus, a tarefa traz para ela realização profissional. “É maravilhoso poder repassar ideias para dar suporte as professoras da rede. É uma forma lúdica que trabalha o conteúdo curricular de maneira divertida e atrativa para as crianças”, conta.

Em Sapé, as aulas da Educação Infantil têm acontecido de forma remota e, por isso, cada professor tem um grupo na plataforma de mensagem instantânea para repassar os conteúdos aos pais e responsáveis. Aulas gravadas, áudios, vídeos-chamadas e explicação das atividades acontecem pela plataforma. Apenas a entrega das tarefas ocorre de forma presencial e segue critérios para evitar a aglomeração entre as turmas.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fernanda Mendes, a produção das aulas remotas faz parte do EdutecSapé – um núcleo de tecnologia e mídia para produção de aulas remotas. “O EdutecSapé está disponível para todos os segmentos, com suporte, orientações e produções de aulas síncronas e assíncronas. Além disso, possui equipe multidisciplinar de apoio pedagógico e técnico especializado em Tecnologias da Informação e Comunicação”, explicou.

Secretaria de Comunicação – Sapé