Dia da Terra: especialistas garantem que vale a pena apostar no turismo sustentável

 

No Dia Mundial da Terra, comemorado neste 22 de abril, especialistas em meio ambiente estimulam a população a refletir sobre a importância de preservar os recursos naturais do mundo. Segundo eles, o cuidar do programa vai muito além do “plantar uma árvore” ou “recolher o lixo”. Tanto para a especialista em meio ambiente Renata Telles e a bióloga e pesquisadora Karina Massei, doutora pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nós (sociedade) temos que aprender a sermos viajantes sustentáveis e turistas melhores para o planeta.

Segundo Renata, a jornada já começa no momento que você escolhe o seu destino. Antes de entrar em um avião, pesquise e questione-se: a região ou país que pretende visitar está passando por uma crise econômica? Racionamento de água ou energia? Quais são as condições metereológicas previstas? O hotel reservado respeita a natureza e os moradores locais que estão a sua volta? “Tá, não podemos negar que o turismo sustentável vem crescendo ao longos dos anos, mas a pandemia do novo coronavírus, trouxe, além de uma gigantesca crise – o setor teve prejuízo estimado em US$ 1,3 trilhão, segundo a Organização Mundial do Turismo –, a necessidade de um novo pensamento. A retomada das viagens pós-Covid-19 pode e deve ser mais consciente”, disse.

Para a bióloga Karina Massei, a data será lembrada em meio a pandemia do novo coronavírus, “tão complexa e desastrosa”. Em nível municipal, a bióloga destacou o incidente recente do lixo, registrado nas praias paraibanas. “Não tem como ficar indiferente. É um momento de reflexão, mas também de ação! Enquanto cidadãos, somos responsáveis por mudar hábitos cotidianos em relação à Terra, mesmo que parecem pequenos, são importantes para zelar pela nossa casa. Afinal estamos todos conectados”, afirmou.

Aprenda a ser um viajante sustentável e um turista melhor para o planeta
* Dê preferência a empresas com programas e políticas voltadas para a sustentabilidade. Busque certificados, selos ou premiações que mostrem o comprometimento do estabelecimento.

* Prefira viagens domésticas (em tempos de pandemia, essa, inclusive, é a maneira mais segura de locomover-se). Vale lembrar que aviões são grandes emissores de CO². Chegando ao seu destino, explore o lugar a pé ou de bike.

* Evite desperdícios. Ao fazer o check in em seu hotel, avise que não será necessário trocar toalhas e lençóis diariamente. Economize energia e não demore no banho.

Dia Mundial da Terra

Segundo uma pesquisa divulgada pela Booking, no fim de 2020, 7 a cada 10 brasileiros (71%) querem viajar de forma mais sustentável no futuro. E 84% dos brasileiros esperam que a indústria de viagens ofereça opções mais sustentáveis. Consequentemente, as visitas a destinos alternativos se tornarão mais comuns para evitar viagens durante a alta temporada (52%) ou em lugares superlotados (59%).

Diário da Paraíba com PB AGORA