Advogado e empresário de Santa Luzia recebe Cidadania Pessoense

Sertanejo de raiz, empresário de sucesso, advogado militante, amante do futebol, político de ofício e pai exemplar. Essas são algumas das características de Luís Florentino de Souza Filho, natural de Santa Luzia, que recebeu a Cidadania Pessoense em sessão solene realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na tarde desta quinta-feira (31). A homenagem foi proposta pelo vereador Bruno Farias (Cidadania) e a solenidade secretariada pelo vereador Leo Bezerra (PSB).

Casado há 35 anos com a empresária Maria José de Sousa, pai de Lysandra Leopoldina de Souza, do vereador Leandro Vitor de Souza e de Luís Gustavo de Souza (in memoriun), Luís Florentino de Souza foi vereador por três legislaturas e presidente da Câmara Municipal de Cubati. Dentre várias atribuições, é advogado da área criminal, presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica da Capital e proprietário da Empresa Borborema Mudanças e Transportes Limitada.

O homenageado começou a trabalhar muito cedo. Com apenas 8 anos, na cidade de Campina Grande, foi vendedor de uma loja de sapatos, onde posteriormente, com muito trabalho e suor, passou a ser gerente. O filho do agricultor Luís Florentino de Souza e de Neusa Ferreira de Souza não esconde sua paixão pelo futebol. Durante vários anos foi árbitro de futebol e é torcedor do Campinense, seu clube de coração. Participou de fatos marcantes, em João Pessoa, como a intervenção na Federação Paraibana de Futebol (FPF) e é um dos pioneiros da regulamentação da profissão de árbitro em âmbito nacional.

Para o vereador Bruno Farias, a homenagem que a Câmara presta ao advogado Luís Florentino não é nada mais do que o reconhecimento a uma trajetória de vida vitoriosa e digna, que se enobrece ainda mais com o Título de Cidadão Pessoense. O parlamentar destacou que o homenageado enfrentou os percalços da vida sem se acovardar, sem ferir sua honra e seu espírito de luta, sempre encarando os desafios e cumprindo as missões que surgiram no caminho.

Segundo Bruno Farias, Luís Florentino veio do seio de uma família católica, é um esposo e um pai exemplar, exigente na educação dos filhos, de uma conduta rigorosa, integridade inquestionável e comoção exacerbada com os problemas sociais.

O empresário Luís florentino disse que só tinha a agradecer ao Poder Legislativo Municipal e ao autor da propositura, vereador Bruno Farias. O novo cidadão pessoense revelou que tem João Pessoa como uma cidade que lhe acolheu de braços abertos, sem pedir nada em troca, e um lugar maravilhoso, onde possui seus negócios, trabalha e gera emprego e renda para o aquecimento econômico e social da cidade.

Alguns amigos e familiares do empresário também fizeram questão de homenageá-lo publicamente. Foi o caso do filho, Leandro Vitor. “João Pessoa não poderia deixar de fazer esse reconhecimento ao meu pai. Uma homenagem como esta ainda é muito pouco pelo que ele representa para nós”, ressaltou. O presidente da Associação dos Torcedores do Campinense Clube, Orlando de Souza Queiroz, que conhece Luís há várias décadas, comentou que estava muito orgulhoso de estar fazendo parte desse momento. Como representante da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica da Capital, David Reis classificou o advogado como homem rígido, retilíneo, mas humano e solidário com as pessoas que o procuram.

Secom-CMJP