Agora é oficial: Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia no primeiro turno

Depois de cinco dias de apuração, finalmente Evo Morales foi oficialmente reeleito presidente da Bolívia, na noite desta quinta-feira (24). O representante do Movimento ao Socialismo (MAS) conseguiu a vitória no primeiro turno.

Evo recebeu 47,04% dos votos apurados e a oposição continua questionando o resultado. O quarto mandato do presidente tem início em janeiro de 2020 e termina em dezembro de 2025.

A apuração manual, iniciada no domingo (20), dia do pleito, foi marcada pelo equilíbrio em relação ao segundo colocado, o oposicionista Carlos Mesa, da Comunidade Cidadã.

Para conseguir a vitória no primeiro turno, Evo precisava, necessariamente, de 10 pontos percentuais de vantagem sobre o rival.

Irreversível

Após 99% das urnas apuradas, ele obteve 10,5 pontos de vantagem em relação a Mesa, o que equivale a 642 mil votos. Com isso, o candidato da oposição não pode mais alcançar Evo.

Na terceira colocação, muito longe dos dois, apareceu o pastor evangélico Chi Huyn Chung (Partido Democrata Cristão), com 8,8% dos votos.

Diário da Paraíba com Revista Forum

Contato com a Redação:

[email protected]