ALPB aprova realização de cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros em escolas da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (4), o Projeto de Lei 357/2019, de autoria do deputado Anderson Monteiro, que dispõe sobre a realização de curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros em escolas e creches públicas e privadas do Estado.

“No ambiente escolar, diferentes tipos de acidentes ocorrem, de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento físico e psíquico das crianças e adolescentes. Torna-se importante o conhecimento dos acidentes mais frequentes para o direcionamento das medidas a serem adotadas para a prevenção”, justificou Anderson Monteiro.

O deputado acrescenta que os acidentes são causa crescente da mortalidade e invalidez na infância e adolescência, chegando a atingir percentuais superiores a 70% em adolescentes de 10 a 14 anos.

Ao todo, os parlamentares aprovaram mais de 100 matérias na sessão desta quarta, entre elas o Projeto de Resolução 62/2019, do deputado Lindolfo Pires, que institui na Casa a Medalha de Honra ao Mérito Cinematográfico e de Audiovisual ‘Linduarte Noronha’, destinada a personalidades paraibanas que se destaquem na área de cinematografia e de audiovisual.

Preocupados com a saúde mental dos paraibanos e com o alto índice de suicídios no estado, a deputada Dra. Paula e o deputado Taciano Diniz, chamaram atenção dos demais parlamentares para a campanha Setembro Amarelo, que a ALPB está realizando para prevenir a depressão e os casos de suicídios no Estado.

Dra. Paula alertou para que não haja a banalização da dor daquele que expressa o pensamento suicida. “Qualquer pessoa tem a obrigação de entender o que pode levar uma pessoa ao suicídio. Nós precisamos compreender esse feedback, que aquele paciente que está depressivo passa pra gente”, declarou a deputada.

O deputado Taciano Diniz apresentou, em conjunto com o deputado Dr. Érico, requerimento para a realização de Sessão Especial para tratar a respeito do delicado tema. “Convoco a população paraibana, os demais parlamentares, para no próximo dia 10 estarmos debatendo a prevenção do suicídio. Fica meu apelo para que possamos dialogar com seriedade a respeito de uma doença como a depressão”, argumentou o deputado.

Agencia-alpb