Ao justificar as homenagens, o deputado João Gonçalves disse que são mais do que justas pelos serviços prestados por esses dois profissionais de Medicina ao estado da Paraíba. “São pessoas que labutam, que convivem e vivem o dia a dia. São servidores públicos. Tanto o doutor Leonardo Leite, quanto o doutor Bruno Leandro, são pessoas de grande comprometimento com a vida pública e acima de tudo com aqueles que mais precisam”, afirmou.
“O doutor Bruno já foi diretor do hospital Arlinda Marques e o doutor Leonardo já foi diretor do Trauma e hoje continuam fazendo aquilo que fazem de melhor: salvar vidas. A casa Epitácio Pessoa se sente muito honrada neste momento solene”, acrescentou.
O deputado André Gadelha afirmou que a Assembleia Legislativa, através do deputado João Gonçalves, com o aval da unanimidade dos seus membros, está de parabéns por homenagear dois ilustres médicos que já são considerados filhos ilustres da Paraíba, pelos relevantes serviços que prestam ao estado. “Eles têm demonstrado carinho, respeito e amor pelo nosso estado. Em particular, um deles que é casado com uma sousense. Portanto, já está com raiz e sangue sousense. A Assembleia tem sido muito criteriosa no sentido de homenagear pessoas ilustres que nascem na Paraíba, como também filhos ilustres de outros estados que chegam e que prestam um bom serviço para o nosso estado”, acrescentou.
Era visível a felicidade dos dois homenageados. Bruno Leandro de Sousa, que é o atual presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), disse que homenagens como essa entusiasmam quem recebe. “Mostra que você está no caminho certo. Ou seja, quando o deputado tem essa sensibilidade de reconhecer a importância do seu trabalho perante à sociedade, ele, como representante do povo, faz com que a gente se entusiasme ainda mais e é um motivo de grande orgulho pessoal também. Ainda mais quando familiares, as pessoas do trabalho vêm em peso para prestigiar esse momento. E é claro que toda conquista, por mais que a medalha seja no peito de uma pessoa, na verdade é fruto de um trabalho coletivo. Então, ela também é dedicada a estas pessoas que trabalham junto conosco numa grande equipe, num grande time, porque sem um time, sem uma equipe a gente não faz nada”, concluiu.
Por sua vez, Leonardo de Lima Leite destacou que a sensação de ser homenageado é de orgulho. “Uma felicidade, que não cabe na gente. Família toda aqui, toda orgulhosa. É realmente um momento especial que vai marcar a vida, a minha vida, a vida profissional. E será lembrado por todos, com muita felicidade”, disse.
Leonardo Lira também ressaltou a importância de receber essa honraria por iniciativa do deputado João Gonçalves, “que sempre foi um homem digno, honrado”. “Uma pessoa que esteve presente junto do Hospital de Trauma em todos os momentos pelos quais passou, desde minha entrada no hospital, como clínico na emergência, até chegar à direção da instituição. Ele sempre se mostrou muito solícito, um homem que aprendi a admirar com o tempo e estou muito feliz porque nós criamos um laço de amizade, de respeito e admiração mútuos. Essa admiração que gerou, sem dúvida, essa reciprocidade. E essa medalha hoje vem para banhar e regar todo esse momento”, finalizou.
Também prestigiaram o evento o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Flávio Moreira; Alice de Almeida, representando o governador João Azevêdo; o médico Wilberto Silva Trigueiro, presidente da Academia Paraibana de Medicina (APMED); o médico Tarcísio Campos Saraiva de Almeida, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (SIMED-PB); o vereador Luiz Flávio, representando a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); a professora Margareth Diniz, ex-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); o médico João Modesto, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB); e o neurocirurgião Stênio Abrantes Sarmento.
PERFIL DOS HOMENAGEADOS
BRUNO LEANDRO DE SOUZA é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), residência em Pediatria pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP (2010) e especialização em Endocrinologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco – HC/UFPE (2012). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2017). Doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina do Porto (em andamento). Professor de Urgências e Emergências Pediátricas e Gestão em Saúde da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE) e de Saúde da Criança e Adolescente do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Supervisor do Internato de Pediatria – UNIPÊ. Conselheiro titular e Diretor do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (2018-2023). Vice-presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria (2022-2025). Membro do Departamento de Bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria (2019-2021). Cidadão Paraibano – título concedido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (2018). Medalha Cidade de João Pessoa – honraria concedida pela Câmara Municipal de João Pessoa/PB (2020). Medalha Epitácio Pessoa (2022). Cidadão Pessoense (2016), Campinense (2020), Monteirense (2021) e Patoense (2022) – títulos concedidos pelas Câmaras Municipais respectivas.
LEONARDO DE LIMA LEITE possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (2012). Atualmente é Médico Consultor do Hospital Sírio Libanês no Projeto LEAN NAS EMERGÊNCIAS, Médico – Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL), Médico – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Professor/Preceptor da disciplina de Urgência e Emergência do curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa – PB (UNIPE). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Urgência e Emergência Médica e Medicina Intensiva. Possui Pós-Graduação em Gestão em Saúde e Administração Hospitalar.
Fotos: Aguinaldo Mota/Agência ALPB