A associação ilustra como o “canhão” de marketing de Anitta e sua penetração junto ao público jovem se tornaram irresistíveis para marcas tão diversas como Nubank e Estácio, passando por startups como Fazenda Futuro. Ao mesmo tempo, mostra como a artista tem conseguido explorar esse interesse para além de contratos de publicidade tradicionais, projetando uma imagem empreendedora que é útil na ampliação do seu mercado potencial —a exemplo de celebridades internacionais como Kim Kardashian, Jay-Z e Gwyneth Paltrow.
Com o nome de “Puzzy by Anitta” (que remete à gíria em inglês para vagina, “pussy”), a linha de deo colônia em spray nasce com três fragrâncias inspiradas em sucessos da cantora: “Se Envolver”, “Agátta” e “Preparada”. De acordo com Adibe, a própria Anitta participou da seleção de fragrâncias, escolhendo as três a partir de uma pré-seleção de 76 opções.
— O mercado de perfumes movimenta R$ 30 bilhões apenas no Brasil, com cada brasileiro consumindo 2,5 vidros por ano. Ou seja, o perfume já faz parte da cesta básica de consumo. Só que apenas 1% das vendas se dá em farmácias, que é onde estamos. E isso apesar de tanto o público de perfumes quanto o de farmácias serem majoritariamente femininos. Há uma lacuna a ser explorada — diz Adibe.
‘Brasil profundo’
O produto é unissex e hipoalergênico, e sua fórmula não contém álcool nem parabenos (conservantes) — ardência nas partes íntimas não seria um argumento de vendas convincente, afinal. De acordo com a Cimed, a linha foi aprovada pela Anvisa e passou por testes ginecológicos e dermatológicos ao longo de um ano de elaboração.
O perfume chegará ao varejo custando R$ 69 (embalagens de 25 ml). A distribuição começará em meados do próximo mês, com o objetivo de chegar a mais de 80 mil pontos de venda pelo país. O plano da farmacêutica também é exportá-lo para EUA e México.
— A gente quer trabalhar esse produto de maneira massificada, chegando ao Brasil profundo — completa o CEO da Cimed, acrescentando que seu plano é vender R$ 40 milhões com a linha até o fim do ano.
O Globo
Experiência própria
A Puzzy surgiu porque Anitta já usava fragrância íntima elaborada artesanalmente por uma amiga há alguns anos. A cantora enxergou na experiência uma oportunidade de negócio que, de quebra, casava com o atributo da sensualidade que ela sublinha em seu posicionamento como artista.
A cantora será embaixadora da linha, que vai aparecer em clipes que Anitta planeja lançar. Ela terá participação nas vendas.
— Essa parceria vai além do perfume íntimo. Ela passa a ser uma integrante do nosso desenvolvimento de produto. A ideia é lançar mais uma fragrância da linha até o fim do ano e produtos de outra categoria no ano que vem — acrescenta Adibe.
O desafio é que o lançamento explora uma categoria que praticamente inexiste — o empresário sustenta que não há similares no mercado. Mas deve ajudar na estratégia de vendas o fato de a Cimed ter fatia de mercado importante em linhas de cuidado íntimo, como lubrificantes (com a marca K-Med) e sabonete íntimo (Dermafemme).