Os idosos e trabalhadores de saúde de João Pessoa parecem estar ansiosos para tomar a vacina contra covid-19. No primeiro dia de vacinação drive thru na cidade vêm sendo observadas longas filas de carros nos três locais disponibilizados pela prefeitura para a imunização. Antes mesmo dos pontos serem abertos, na manhã desta quarta-feira (10), já havia filas no ginásio Ronaldão, no Centro de Convenções e na área lateral do Aeroclube.
De acordo com o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, todos que estiverem na fila e comprovarem ser dos grupos prioritários serão imunizados, pelo menos até o horário de fechamento dos pontos de vacinação. O Ronaldão e o Centro de Convenções fecham à meia-noite, enquanto no Aeroclube a vacinação é só até às 17h. ”Só vai ter que ter um pouco de paciência e esperar”, referindo-se ao fato de as filas serem muito longas.
Ele destacou que a vantagem do drive thru é que a fila formada pelos carros não gera aglomeração, já que as pessoas não ficam juntas.
Nessa etapa, a vacinação é prioritária para idosos a partir de 90 anos, profissionais que colhem o RT PCR para teste da doença em laboratórios de João Pessoa, profissionais da saúde a partir de 60 anos, profissionais do sistema funerário, cuidadores domiciliares ativos no home care, além dos trabalhadores da rede de saúde que por algum motivo não conseguiram se vacinar nas etapas anteriores. É preciso comprovar que se enquadra em algum desses grupos para tomar a vacina.
Fábio Rocha explicou que não é possível ter certeza de que as doses de que a prefeitura dispõe, cerca de 10 mil, serão suficientes para todo este público. Ele disse que a estimativa é feita com base em dados do IBGE, que podem estar desatualizados, por isso a secretaria pode ser surpreendida por um público maior do que o esperado.
”Se a vacina acabar ‘fechamos a barraca’ e reabrimos de novo quando chegar mais”, disse. A vacinação segue nos três pontos de drive thru até a próxima sexta-feira (12), começando às 9h. A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), a Guarda Municipal e a Polícia militar estão dando apoio à ação.
Diário da Paraíba com ClickPB