Antioxidantes: a chave para a longevidade

Envelhecer mais forte, bonita, saudável e feliz. Parece ótimo e, graças aos avanços nos nutracêuticos, esse futuro está cada vez mais próximo.

É o caso dos radicais livres, eles são agentes oxidantes que atrapalham o funcionamento das células, danificando nosso DNA e organismo em geral. Eles são tão danados que podem tanto “invadir” quanto se formar no organismo humano.

E veja bem: o simples ato de respirar tem a formação de radicais livres como efeito colateral. Mas também há outras causas, como uso de medicamentos, radiação ultravioleta, poluição, estresse, alimentação inadequado.

Quando os radicais livres começam a se acumular em nossos lindos corpinhos, temos o estresse oxidativo. Por causa dele, inflamações, doenças crônicas e processos degenerativos disparam.

Como exemplos a Celulite, diabetes, obesidade, hipertensão, rugas, aterosclerose, Parkinson e Alzheimer – todos eles são agravados pelo estresse oxidativo.

Mas calma, assim como tem um monte de coisa que ajuda os radicais livres a fazerem seus malefícios, também existem substâncias do bem, capazes de combatê-los, promovendo a nossa longevidade, saúde e bem-estar!

nossas células naturalmente possuem mecanismos de defesa contra os radicais livres entre eles, as enzimas oxirredutoras (sim, exatamente, aquelas que reduzem a oxidação) que evitam tanto que os radicais livres entrem, quanto se formem no organismo.

Quer mais uma boa notícia? Você pode ajudá-las a trabalhar adotando escolhas conscientes:

  • Estude, junto a sua/seu nutricionista, como construir cardápios ricos em elementos antioxidantes
  • Consulte seu dermatologista sobre as melhores estratégias para manter o estresse oxidativo provocado pelos raios UV bem longe (peça um protetor solar manipulado poderoso!).
  • Fale com seu farmacêutico. Ele conhece ativos que trazem as propriedades antioxidantes dos alimentos hiperconcentradas e otimizadas para absorção pelo organismo, fazendo com que você ganhe vantagem na corrida contra o estresse oxidativo.

E envelheça forte bonita e saudável e feliz.

Anne valentina com Diário da Paraíba

Fonte: Isto É