Com retorno às aulas presenciais, as unidades escolares reorganizaram as turmas em dois grupos, cada um deles com, no máximo, 50% do total de alunos. Nas unidades dos Creis, a organização dos grupos se dará da seguinte forma: cada turma será dividida em dois grupos, A e B, com alternância semanal no atendimento presencial.
Na semana do atendimento presencial do grupo A, o grupo B estará com atividades lúdicas/pedagógicas em casa, orientadas pelo professor. Na semana seguinte, acontecerá o inverso, com atendimento presencial para o grupo B.
Educação Especial
O atendimento ocorrerá, durante toda a primeira etapa, de forma individualizada pelo professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com prévio agendamento pelo professor, com supervisão da equipe de especialistas.
O tempo máximo de permanência na unidade será de duas horas, incluindo o lanche, o atendimento na sala do AEE e com os cuidadores. Após a conclusão de todas as etapas, os horários de atendimento serão reorganizados conforme a realidade de cada escola.
Protocolos
A sinalização nas unidades de ensino já começa da parte de fora com sinalizações horizontais. Na porta, será feita a higienização das mãos e a aferição de temperatura. São procedimentos obrigatórios.
Após higienização, os alunos devem entrar e seguir as sinalizações horizontais que indicam os sentidos.
Nos Creis, a criança irá se despedir do responsável na porta, que não entra na unidade. Nas salas de aula, mesas e cadeiras devem ser usadas de maneira intercalada, garantindo o distanciamento.
A merenda será servida em sala de aula, evitando aglomeração das crianças nos refeitórios. A lavagem das mãos deve seguir sendo incentivada.
Em diversos ambientes é possível encontrar dispenser de álcool em gel, além cartazes educativos.
Uso de máscaras
O uso da máscara também será obrigatório. Para os estudantes com deficiência, o uso deverá acontecer de acordo com a necessidade apontada por uma avaliação individualizada, de acordo com o laudo médico do estudante.
O procedimento de higienização e a troca das máscaras e de outros eventuais equipamentos de proteção deverão ser feitos pelo profissional de apoio antes do atendimento a cada novo estudante.
CALENDÁRIO DE RETORNO PRESENCIAL DAS AULAS
16/08 – Educação Especial / Creis (3 anos)
01/09 – Creis e Escolas (4 a 5 anos)
08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental/ Ciclos I e II do EJA
15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental
22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental / Ciclos III e IV do EJA
29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental / Creis (2 anos e berçário)
SEMANAS ALTERNADAS
CREIS
1° Semana – Grupo A
2° Semana – Grupo B
PRÉ-ESCOLA / ANOS INICIAIS E FINAIS / EJA
1ª Semana – Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
2ª Semana – Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
Secom JP