Assembleia Legislativa homenageia Rotary Internacional pelos seus 115 anos

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (12), sessão especial em homenagem ao Rotary Internacional pelos seus 115 anos de existência. A solenidade, proposta pela deputada Pollyanna Dutra, aconteceu no Plenário Deputado José Mariz e teve como objetivo reconhecer o trabalho voluntário realizado pelo grupo.

O Rotary Internacional completou 115 anos de existência no último dia 23 de fevereiro. A deputada Pollyanna Dutra explicou que a Instituição tornou-se uma das mais respeitas entidades do mundo pelas ações voltadas para as causas humanitárias. A parlamentar destacou que o objetivo principal do grupo é servir à comunidade, estabelecendo a boa vontade e a paz no mundo.

“Servir ao próximo é algo muito relevante e a sociedade precisa ter essa consciência. Não podemos apenas esperar pelo poder público e achar que ele é responsável por tudo. Temos uma tarefa individual de fazer o bem e o Rotary Internacional preconiza isso e a gente percebe o trabalho que é feito na satisfação da sociedade”, observou a deputada.

“A homenagem é uma forma de reconhecer as ações que são realizadas pelo Rotary Internacional em comunidades desassistidas, ações estas desenvolvidas por seus associados, voltadas ao bem-estar em incontáveis localidades. É um reconhecimento pela solidariedade. O voluntariado é uma missão que todos nós temos como ser humano para com o nosso irmão que precisa de ajuda”, acrescentou a deputada.

Para a deputada Dra Paula, a solidariedade demonstrada, através do voluntariado, é essencial para transformar a sociedade na qual vivemos. “O trabalho desenvolvido pelo Rotary Internacional é a demonstração maior de solidariedade com os mais necessitados. Todas as pessoas que forem capazes de demonstrar solidariedade com seus irmãos, principalmente com aqueles que mais sofrem, estarão atuando com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais”, observou a deputada.

A presidente do Rotary Club João Pessoa Norte e da Reunião de Presidentes e Secretários do Rotary Internacional, Sheila Sodré, declarou que a homenagem prestada pelo Legislativo paraibano é motivo de grande honra para os associados e também de muita gratidão. “O Rotary pensa no outro antes de pensar em si e quando a gente recebe uma homenagem vinda dos representantes da sociedade é uma força a mais, pois o que fazemos é trabalho voluntário. Um trabalho que as vezes enfrenta dificuldades porque abrimos mão da nossa vida privada para ajudar o coletivo”, explicou Sodré.

Para Sheila, a propositura da deputada Pollyanna Dutra, além de reconhecer o trabalho que é feito pelos membros do Rotary, fortalece o serviço voluntário. “A gente não pode só esperar o estado. Nós somos cidadãos e temos que fazer a nossa parte. Nós agradecemos à deputada Pollyanna Dutra por essa oportunidade e esse reconhecimento”, afirmou a presidente do Rotary Club João Pessoa Norte.

Rotary Internacional
A sessão especial contou também com a presença de membros do Rotary Club Internacional de toda a Paraíba. Atualmente, há aproximadamente 1,2 milhão de rotarianos, congregados em torno de 35.644 Rotary Clubes espalhados por 217 países e regiões no mundo, que implementam, por meio se seus Rotary Clubs, projetos comunitários que procuram sanar muitos dos problemas críticos da atualidade, entre eles, violência, abuso de drogas, falta de orientação à juventude, AIDS, fome, analfabetismo e destruição do meio ambiente.

Diário da Paraíba com Agência-ALPB