Assustados com mobilização popular, deputados bolsonaristas pedem prisão preventiva de Lula

Depois de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ameaçar prender o ex-presidente Lula (PT) por meio da Lei de Segurança Nacional, foi a vez de dois deputados da ala bolsonarista do PSL pedirem a prisão de Lula. Os parlamentares solicitaram que o Procurador Geral da República, Augusto Aras, faça um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente. O senador Major Olímpio (PSL-SP) também apresentou um requerimento com a mesma reivindicação.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha, os deputados federais Sanderson (PSL-RS) e Carla Zambelli (PSL-SP) acionaram Aras afirmando que o ex-presidente incita “a violência com o intuito de promover desagregação, confusão e balbúrdia”.

A base usada por eles é o discurso feito pelo ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo (SP), no sábado (9). O trecho citado por eles é o seguinte: “A gente tem que seguir o exemplo do povo do Chile, do povo da Bolívia, a gente tem que resistir […] Na verdade, atacar e não apenas se defender”. Pouco antes, Olímpio havia feito a mesma solicitação ao PGR.

Essa ação demonstra o medo dos bolsonaristas com a mobilização prometida por Lula, agora que o ex-presidente está solto após 580 dias preso.

Diário da Paraíba com Revista Forum

Contato com a Redação: [email protected]