“Tenho certeza que São José do Brejo do Cruz vai ter muita honra em emprestar um pouco esse filho para João Pessoa. Que você tenha sempre esse norte, esse respeito à família, o exemplo que sua família pode dar a você. E que o esporte, através da sua competência, da sua equipe, possa não somente atingir novos recordes, mas que venha a mudar o futuro de tantas outras crianças que querem ser um ‘Petrúcio’ lá na frente”, destacou Thiago Lucena, ressaltando a grande honra de poder homenagear o atleta.
Quem também esteve na solenidade foi Maria Natividade Saraiva, em cuja casa o homenageado residiu por algum tempo para se dedicar ao esporte. Ela é considerada por Petrúcio como mãe de coração. “Hoje é um dia de grande felicidade, não só para os familiares de sangue, mas para todos os amigos e sua família de coração. Vivemos em uma sociedade preconceituosa, e ver o exemplo de um jovem, amigo e filho como ele, é muito bom. Este ato é um estímulo aos jovens. O vereador não está exaltando apenas Petrúcio, mas a todos os paralímpicos”.
Por sua vez, Pedro de Almeida Pereira, treinador do atleta, destacou a importância da homenagem a pessoas que possam ser agentes multiplicadores que sirvam de inspiração para a juventude. Ele ainda agradeceu a Thiago Lucena pelo reconhecimento dado a Petrúcio. “Parabenizo por fazer esse reconhecimento, com o referendo da Câmara, a Petrúcio. Muito nos honra”, afirmou.
Ao fazer uso da palavra, Petrúcio se disse feliz por receber um Título da cidade que o acolheu. “Sempre vou buscar dar o melhor de mim nas pistas, ser exemplo para outros jovens e para minha família. Busco, na minha carreira, inspirar”, afirmou. Ele agradeceu à sua esposa, Martha, ao técnico, familiares e amigos, que, segundo disse, contribuíram muito para o seu crescimento no esporte.
Natural de São José do Brejo do Cruz, Petrúcio Ferreira dos Santos é detentor do recorde mundial dos 100 metros rasos (10 segundos e 42 centésimos), marcado na semifinal do Mundial de Atletismo de Dubai, em 2019, e do recorde paralímpico (10 segundos e 53 centésimos). Ainda é detentor do recorde mundial dos 200 metros rasos, com 21 segundos e 10 centésimos.
Secom-CMJP