Atletas paraibanos participam de jogos em Blumenau e São Paulo

Mais de 200 integrantes da delegação paraibana disputam os Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC), a partir deste sábado (16). Ainda neste mês, entre os dias 19 e 22 de novembro, mais de 100 representantes da Paraíba competem nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo. A participação dos atletas nas duas competições tem o apoio do governo do estado, que disponibiliza as passagens aéreas.

Os Jogos Escolares da Juventude têm a organização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), já as Paralimpíadas é de responsabilidade do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os classificados para os dois eventos nacionais foram conhecidos através da fase final dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, nos meses de julho e agosto, como explicou Ricardo Ambrósio, da coordenação do evento. “Os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba aconteceram nas 14 regiões e os melhores ganharam o direito de vir a João Pessoa para a etapa estadual, onde os vencedores de cada modalidade classificaram tanto para os Jogos Escolares da Juventude quanto para as Paralimpíadas Escolares”, explicou.

O secretário Hervázio Bezerra, da Sejel, afirmou que o governo do estado se esforçou e realizou mais um grande investimento. “O governo não mediu esforço e disponibilizou as passagens para que os atletas, paratletas, técnicos e dirigentes possam representar a Paraíba no grande evento que ocorre em Santa Catarina, onde participam atletas entre 12 e 17 anos de todo o Brasil. E, além disso, ficaremos também na torcida para que os paratletas, em São Paulo, possam fazer bonito, já que é uma das maiores competições do para-desporto da América do Sul”, frisou.

Os paraibanos competirão nos Jogos da Juventude, que terão 14 dias de duração, nas modalidades futsal, handebol, basquetebol, voleibol, natação  vôlei de praia, xadrez, judô, luta olímpica, tênis de mesa, ciclismo, badminton e atletismo. Já nas Paralimpíadas Escolares, que terão duração de quatro dias, disputarão na bocha, goalball, atletismo, futebol de 6, natação, tênis de mesa em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação: [email protected]