Bananeiras decreta estado de calamidade pública devido a seca

Foi decretado nesta quarta-feira (22) estado de calamidade pública na cidade de Bananeiras, no brejo paraibano. A medida publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) foi tomada por causa da grave crise hídrica que assola a região.

De acordo com o documento, o decreto passa a valer a partir da publicação e dura, inicialmente, 180 dias. Segundo os números atualizados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o reservatório que abastece de Bananeiras está na faixa laranja, cor definidora em estado de observação. Municípios catalogados assim são os que possuem reservatórios com capacidade preenchida inferior a 20%, Bananeiras registra, nesta quarta-feira (22), 5,09% da capacidade total preenchida.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou a suspensão do abastecimento regular de água em Bananeiras no dia 6 de setembro. À época, a companhia afirmou que a barragem de Canafístula, reservatório que abastece a cidade, secou e não havia mais possibilidade de captar água para distribuição.

O estado de calamidade pública aplicado diz respeito, principalmente, ao âmbito financeiro. A situação anormal que, neste caso, foi autorizada pelo poder legislativo da Paraíba ressalta que o estado não tem mais meios para lidar com a crise e necessita de intervenção do Governo Federal com medidas emergenciais de apoio.

Diário da PB com G1PB