“Graças a Deus, diferente do ano passado, poderemos sentir o carinho das pessoas prestigiando o evento. Teremos a participação de 15 escolas da Rede Municipal, além da participação do Bombeiro Civil, Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista e Associações que vão compor o Desfile Militar. Ainda teremos escolas da rede privada e estadual”, explicou o coordenador pedagógico da Seção de Bandas Escolares, Rômulo Albuquerque.
O Desfile Cívico será aberto pela Banda Marcial Sedec Sênior, que é formada por professores e ex-alunos da Rede Municipal. O tema desse ano será ‘Educar é cuidar na diversidade’.
“No ano passado chegamos a realizar um desfile no Centro de Treinamento Ivan Tomaz, no bairro do Valentina, mas não é a mesma coisa de estar na avenida. É muito emocionante ver o público prestigiando, aplaudindo, parando para olhar nossas bandas. Vamos retornar ‘a todo vapor’ como a gente diz nas bandas marciais”, disse com a alegria o maestro da Banda Marcial Sedec Sênior, Clailton França.
A secretária de Educação, América Castro, explicou o motivo das apresentações acontecerem em apenas um dia. “Passamos dois anos sem Desfile Cívico nas ruas. Esse ano a Secretaria quer sentir um pouco essa retomada gradativa trazendo todos as bandas e todos os bairros para o bairro mais populoso de João Pessoa. Será uma grande troca de experiências e interações. No próximo ano queremos voltar com o desfile tradicional em todas as regiões”, falou a secretária.
As bandas são compostas por linha de frente, mór, baliza, corpo coreográfico e corpo musical.
- Secom-JP