Ícone do site Diário da Paraíba

Bandas Marciais da Rede Municipal se preparam para Desfile Cívico, em João Pessoa

As bandas marciais da Rede Municipal de Ensino da Capital já estão nos últimos ensaios para participarem do Desfile Cívico em alusão ao Dia da Pátria, que acontece no dia 4 de setembro, a partir das 8h, na Avenida Josefa Taveira, bairro de Mangabeira, organizado pela Secretaria da Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Seção de Bandas Escolares. O palanque para as autoridades será montado na frente do Mercado Público.

“Graças a Deus, diferente do ano passado, poderemos sentir o carinho das pessoas prestigiando o evento. Teremos a participação de 15 escolas da Rede Municipal, além da participação do Bombeiro Civil, Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista e Associações que vão compor o Desfile Militar. Ainda teremos escolas da rede privada e estadual”, explicou o coordenador pedagógico da Seção de Bandas Escolares, Rômulo Albuquerque.

O Desfile Cívico será aberto pela Banda Marcial Sedec Sênior, que é formada por professores e ex-alunos da Rede Municipal. O tema desse ano será ‘Educar é cuidar na diversidade’.

“No ano passado chegamos a realizar um desfile no Centro de Treinamento Ivan Tomaz, no bairro do Valentina, mas não é a mesma coisa de estar na avenida. É muito emocionante ver o público prestigiando, aplaudindo, parando para olhar nossas bandas. Vamos retornar ‘a todo vapor’ como a gente diz nas bandas marciais”, disse com a alegria o maestro da Banda Marcial Sedec Sênior, Clailton França.

A secretária de Educação, América Castro, explicou o motivo das apresentações acontecerem em apenas um dia. “Passamos dois anos sem Desfile Cívico nas ruas. Esse ano a Secretaria quer sentir um pouco essa retomada gradativa trazendo todos as bandas e todos os bairros para o bairro mais populoso de João Pessoa. Será uma grande troca de experiências e interações. No próximo ano queremos voltar com o desfile tradicional em todas as regiões”, falou a secretária.

As bandas são compostas por linha de frente, mór, baliza, corpo coreográfico e corpo musical.

Sair da versão mobile