Barriga ou orquestrado?: João Azevedo não foi alvo de operação da PF nesta terça

Há quem acredite em coincidência ou em destino e há quem acredite que nada é obra do acaso. O mundo político da Paraíba amanheceu em polvorosa nesta terça-feira, 27, com a deflagração de mais uma fase da operação Calvário. Nas primeiras horas da manhã a notícia se espalhou em sites, blogs e grupos de Whatsapp dando conta que o alvo da operação era o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado, Arthur Cunha Lima e um advogado. Logo em seguida, a mídia nacional envolveu o nome do governador João Azevêdo como sendo um dos alvos da operação. Até mesmo o ex-governador também foi citado.

 

Tudo começou por conta do release enviado pela assessoria de imprensa do Ministério Público Federal e publicado no site da instituição, que trazia, sem necessidade, a justificativa da competência do Superior Tribunal de Justiça está atuando no caso.

 

“Os mandados foram expedidos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão. A competência da Corte foi firmada em razão da necessidade de investigar eventuais delitos praticados pelo atual governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), e por três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB)”, eis o trecho do release que causou a barriga ou não, de repente tratou-se de algo orquestrado.

 

Mais a frente, o próprio release destaca os alvos da operação de hoje: “Nesta fase, apuram-se crimes de lavagem de capitais praticados pelo conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima e por pessoas ligadas ao grupo empresarial em uma das organizações sociais envolvidas que recebiam propina de fornecedores”. Como se vê não se refere ao atual governador, nem ao ex, mas a imprensa nacional ou não leu o release todo, ou leu apenas o que interessava.

 

Então, o fato é que o governador João Azevêdo é investigado sim na operação Calvário e isso todo mundo já sabia, mas não foi alvo da operação deste terça-feira.

 

O Governo se  pronunciou através de nota. Confira na íntegra:

 

Governo da Paraíba é vítima de fake news sobre operação Calvário

O Governo do Estado da Paraiba e o governador João Azevêdo estão sendo vítimas de mais fake news e mentiras, coincidentemente às vésperas da eleições municipais, com informações de buscas e apreensões na manhã desta terça-feira (27) por conta de nova fase da chamada operação Calvário.

Nem o governador e nem o Governo foram alvos hoje de manhã de qualquer operação da PF e do MPF, como informaram veículos de imprensa, alguns deles localizados na Paraíba e envolvidos nas disputas eleitorais nas principais cidades paraibanas.

Todas as providências jurídicas estão sendo tomadas pela Procuradoria Geral do Estado no sentido de restabelecer a verdade e responsabilizar os que plantaram e divulgaram mais essa fake news contra o Governo da Paraíba.