De acordo com o governo federal, essa é mais uma modalidade para o recebimento do benefício, e aproximadamente 6 milhões de famílias por todo o Brasil, cadastradas no programa, devem receber os cartões pela Caixa Econômica Federal, de forma gradual e escalonada.
Com o cartão bancário Auxílio Brasil, as famílias continuam com a opção de sacar o benefício nos canais de pagamento do agente operador, a Caixa Econômica Federal, como lotéricas, caixas eletrônicos, e agências bancárias. Já para quem prefere não manusear o dinheiro físico, será possível utilizar o cartão diretamente em estabelecimentos comerciais para pagamento de compras com a função débito.
A coordenadora do CadÚnico, Angélica Andrade, reforça que as famílias não precisam se preocupar em ficar sem o benefício, ou buscar o atendimento no CadÚnico, a entrega dos cartões deve acontecer de forma gradual.
“Os beneficiários que já possuem o cartão do Bolsa Família, não precisam se preocupar, não há uma previsão para cancelamento desse pagamento. Essa nova modalidade de pagamento está sendo implementada de forma gradual, e a entregua é realizada pela Caixa Econômica Federal, por meio dos Correios. Sendo assim, o cartão deve chegar nas agências bancárias ou no endereço cadastrado no sistema”, esclareceu.
Como vão acontecer as distribuições
As famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021, e que recebem o benefício pelo aplicativo, na modalidade de conta Poupança Social Digital, terão prioridade. Na sequência, serão selecionadas as famílias que ingressaram no programa, por ordem cronológica, de acordo com a data de concessão do benefício, da mais antiga para a mais recente.
Agência Brasil