Bibliotecas de penitenciárias paraibanas recebem mais de 2,3 mil livros

As bibliotecas de três penitenciárias localizadas em João Pessoa receberam 2.363 livros doados pelo projeto ‘LiberTCE – Conhecimento Liberta’, da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Os livros foram destinados para a Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice (1.480), Penitenciária Sílvio Porto (441) e a Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Abrantes (PB1), que recebeu 442 livros.

A entrega dos livros aconteceu durante sessão do Pleno do Tribunal de Contas. O diretor da Penitenciária Hitler Cantalice, José Arimatea Figueiredo Torres Júnior, recebeu as publicações representando o secretário Sérgio Fonseca. Ele agradeceu ao presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana; e ao secretário-geral da Ecosil, advogado Carlos Aquino, pela doação dos livros e avaliou que “é uma medida alvissareira do Tribunal de Contas no sentido de nos apoiar em relação à Lei 12.433, de 29 de junho de 2011, e à Recomendação 44/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Contribui com a remição da pena dos reeducandos através da leitura de livros e é de grande valia para nós essa parceria com o TCE através da Ecosil”.  Cada reeducando que em três dias somar 12 horas de leitura tem direito a um dia a menos de sua pena.

O secretário-geral da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), Carlos Aquino, lembrou a frase do poeta Mário Quintana: “Os livros não mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas. As pessoas mudam o mundo”. Carlos Aquino pessoalmente doou 1.400 livros. O presidente do TCE, Arnóbio Viana, doou 80 títulos. Outros conselheiros também fizeram doação. A campanha LiberTCE, em apenas um mês, arrecadou 2.422 livros.

O projeto ‘LiberTCE – Conhecimento Liberta’ foca na ressocialização de apenados e remição das penas através do estudo e da leitura. O projeto incentiva os colaboradores do TCE-PB a fazerem a doação de livros às unidades prisionais do estado.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação: [email protected]