O democrata Joe Biden, candidato na disputa pelo cargo da presidência na Casa Branca nas eleições deste ano nos Estados Unidos, está com vantagem de 16 pontos sobre o republicano Donald Trump. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6) pela CNN Brasil, responsável por realizar a pesquisa de preferência eleitoral, aplicada na quarta-feira (1) até o domingo (4) de outubro.
De acordo com o levantamento, dentre os 1.205 adultos que participaram da pesquisa, 57% possuem intenções de votar em Joe Biden, enquanto que 41% pretendem reeleger Donald Trump. No entanto, os resultados gerais da amostra nacional apontam uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada com base na opinião dos eleitores mediante a recente notícia de internação do republicano Donald Trump, no sábado (2), por contração ao vírus da covid-19. Foi levado em consideração também, o debate político que aconteceu no dia 29 de setembro entre os candidatos.
Com relação a temas específicos, Biden sai na frente, considerado como o mais confiável em:
- Saúde (59% a 39%)
- Crime e segurança (55% a 43%)
- Desigualdade racial (62% a 36%)
- Pandemia de covid-19 (59% a 38%)
- Nomeações para o Supremo Tribunal Federal (57% a 41%)
- Administração da economia (50% apoiam Biden e 48% Trump)
A CNN reforça que, devido o modelo de votação indireta nos Estados Unidos, não é possível obter um resultado definitivo com relação ao percentual de preferência eleitoral, sinalizando então, que existe possibilidades de acontecer uma “virada na batalha” eleitoral.
Letícia Nunes com Diário da Paraíba